27 de janeiro de 2015

Feijoada de pota com camarão

Tinha no congelador umas tiras de pota e não sabia bem o que lhes fazer. Ao ver uma receita de feijoada de chocos achei que poderia ser uma opção mas como nenhuma das receitas que tinha me agradava arranjei um meio termo. Decidi fazer o fumet de camarão, afinal com bimby nada mais fácil. Ficou muito boa, gostámos muito. A repetir, sem dúvida.



Ingredientes (5/6 pessoas):
700g de tiras de pota
sumo de limão q.b.
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro 
500g de camarão
150g de vinho branco
50g de água
1 cebola
3 dentes de alho
200g de tomate pelado
40g de azeite
2 cenouras
2 latas grandes de feijão branco 
1 molho de coentros (se preferir use salsa)



Preparação bimby:
Descongele e corte a pota em pedaços, coloque numa taça e tempere com o sumo de limão, a folha de louro, sal e pimenta. Envolva e reserve. De seguida faça o fumet de camarão: coloque as cascas e cabeças de metade do camarão no copo, acresente 150g de vinho branco e 50g de água. Programe 5m/100º/3. Coe com a ajuda do cesto e reserve. Deite as cascas que ficaram no copo fora e coloque a cebola, os dentes de alho, o tomate pelado e o azeite no copo. Triture 5s/5 e programe 5m/100º/1. De seguida, adicione a pota com o louro, as cenouras cortadas em cubos ou meias luas, o fumet de camarão e cozinhe 25m/100º/CI. Verifique se a pota está quase macia e retifique os temperos, junte o camarão (descascado e com casca). Encaixe a varoma no copo e coloque o feijão na varoma, pode deixar escorrer o molho do feijão se a bimby não estiver muito cheia. Programe 10m/varoma/CI. Coloque o feijão num recipiente de barro ou pirex e deite o caldo com a pota e o camarão por cima, adicione os coentros picados grosseiramente e envolva. Sirva com arroz branco.


Preparação tradicional:
Descongele e corte a pota em pedaços, coloque numa taça e tempere com o sumo de limão, a folha de louro, sal e pimenta. Envolva e reserve. De seguida faça o fumet de camarão: leve ao lume as cascas e cabeças de metade do camarão com 150g de vinho branco e 50g de água durante 5/10 minutos. No final triture grosseiramente com a varinha mágica, coe o caldo e reserve. Coloque num tacho largo a cebola e os alhos picados, o tomate em pedaços pequenos e o azeite. Leve a refogar durante uns minutos. De seguida adicione a pota com o louro, a cenoura e o fumet de camarão. Deixe cozinhar cerca de 25 minutos. Retifique os temperos e acrescente o feijão e o camarão. Cozinhe cerca de 10 minutos. Quando terminar acrescente os coentros picados grosseiramente. Sirva com arroz branco.



4 comentários: