17 de janeiro de 2015

Mousse After Eight com molho de frutos silvestres

Para variar um pouco experimentei fazer esta mousse com molho de frutos silvestres. Adorei a combinação. Adorei a mousse, leve e fofa. Adorei contraste do chocolate After Eight com os frutos silvestres. Fiz o molho para servir à parte. A receita é da revista Bimby de outubro de 2011.





Ingredientes:
8 ovos
150g de açúcar
30g de manteiga
100g de chocolate para culinária
200g de chocolate After Eight

Ingredientes cobertura:
2 folhas de gelatina incolor
Água q.b. 
30g de manteiga
300g de frutos silvestres, congelados (fiz com apenas 150g, mais alguns frutos que coloquei, congelados, no molho ainda quente)
30g de açúcar


Preparação bimby:
Separe as gemas das claras, colocando as gemas no copo da bimby. Eu bato as claras à parte com batedeira, se pretender bater as claras na bimby, reserve as gemas e coloque a borboleta e as claras na bimby e programe 9m/3,5. Retire-as e reserve. Coloque as gemas no copo (sem a borboleta) e acrescente o açúcar e a manteiga, programe 5m/80º/4. Adicione o chocolate e o After Eight, deixe derreter um pouco e programe 20s/6. Retire e envolva com as claras com a ajuda de uma vara de arames. Leve ao frigorífico cerca de 3 horas. Preparação da cobertura: Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água fria para hidratar. Reserve. Coloque no copo os frutos silvestres e o açúcar e programe 5m/100º/CI. Adicione a gelatina bem espremida e envolva 15s/3. Retire. Como os frutos ficaram desfeitos acrescentei, no molho ainda quente, alguns frutos inteiros ainda congelados. Depois de frio sirva com a mousse.
Nota: Passadas algumas horas não gostei da textura que a gelatina conferia ao molho de frutos silvestres. Para a próxima não colocarei nenhuma gelatina.





Preparação tradicional:
Separe as gemas das claras. Leve as gemas a lume muito brando com o açúcar e a manteiga. Bata com a batedeira durante cerca de 5m, sempre com o preparado ao lume. Adicione o chocolate e o After Eight e envolva até o chocolate derreter completamente.  Bata as claras em castelo e envolva o preparado de chocolate com as claras com a ajuda de uma vara de arames. Leve ao frigorífico cerca de 3 horas. Preparação da cobertura: Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água fria para hidratar. Reserve. Leve ao lume os frutos silvestres e o açúcar durante cerca de 5m, mexendo delicadamente durante esse tempo. Adicione a gelatina bem espremida e envolva no preparado até a gelatina estar completamente dissolvida. Retire. Se os frutos ficarem desfeitos acrescente, no molho ainda quente, alguns frutos inteiros ainda congelados. Depois de frio sirva com a mousse.
Nota: Passadas algumas horas não gostei da textura que a gelatina conferia ao molho de frutos silvestres. Para a próxima não colocarei nenhuma gelatina.

Sem comentários:

Enviar um comentário