26 de janeiro de 2015

Empadão de arroz com cogumelos e frango

Mais uma receita que nos encheu as medidas, da revista Bimby deste mês. Com pena minha não tinha cogumelos frescos, tive que usar enlatados, mas com certeza que com os cogumelos frescos (sejam castanhos como diz na receita, ou brancos, os mais comuns) a receita ainda ficará melhor. Guardei o caldo de tomate que sobrou para colocar nas pizzas. Se não o usar até amanhã, congelo. Assim, nada se estraga.



Ingredientes (5/6 pessoas):
800g de coxas de frango s/ pele (cerca de 6 coxas)
3/4 dentes de alho
60g de azeite
200g de cogumelos frescos cortados em quartos (no original cogumelos castanhos)
1 cebola
200g de tomate frito (uso este ou este) (no original 400g de tomate em pedaços)
1 c. sopa de orégãos 
1 c. chá sal
600g de água
350g de arroz agulha
50g de linguiça (não existia no original)

Preparação bimby:
Coloque o frango na varoma e reserve. Coloque no copo 2/3 dentes de alho e 25g de azeite e pique 3s/8. Adicione os cogumelos e refogue 5m/varoma/velocidade colher. Retire para uma taça e reserve. Coloque no copo a cebola, 1 dente de alho, 35g de azeite, o tomate frito, os orégãos e o sal. Pique 5s/vel5. Retire 2/3 colheres de sopa deste preparado, espalhe sobre o frango e reserve. De seguida refogue 5m/varoma/1. Adicione a água, o cesto com o arroz e envolva com a ajuda da espátula. Coloque a varoma e cozinhe 25m/varoma/2. Retire a varoma, retire o cesto com a ajuda da espátula e reserve 200g do caldo. Pré-aqueça o forno a 180º. 
Coloque no copo o frango sem ossos e desfie 4s/CI/4. Retire e junte aos cogumelos, adicione o caldo reservado e envolva. Disponha num pirex metade do arroz, a mistura de cogumelos e frango e finalize com o restante arroz. Disponha por cima a linguiça cortada em rodelas e leve ao forno a 180º cerca de 15 minutos ou até dourar. Sirva de seguida


Preparação tradicional:
Pique 2/3 dentes de alho, coloque num tacho com um pouco de azeite, junte os cogumelos e salteie durante alguns minutos. Reserve numa taça. Pique bem a cebola e um dente de alho para um tacho, adicione azeite, o tomate frito, os orégãos e o sal, leve a refogar uns minutos. Acrescente um pouco de água, as coxas de frango e cozinhe durante cerca de 25 minutos. Retire as coxas de frango com uma escumadeira e reserve cerca de 1 concha (pequena)  da calda de guisar o frango. Acrescente ao caldo restante a água necessária para cozinhar o arroz, de modo a que este fique seco, normalmente o dobro do volume do arroz e quando estiver a ferver acrescente o arroz e deixe cozinhar até secar a água. Pré-aqueça o forno a 180º. Desfie bem o frango e junte aos cogumelos, adicione a concha do caldo reservado e envolva. Disponha num pirex metade do arroz, a mistura de cogumelos e frango e finalize com o restante arroz. Disponha por cima a linguiça cortada em rodelas e leve ao forno a 180º cerca de 15 minutos ou até dourar. Sirva de seguida.

Sem comentários:

Enviar um comentário