21 de janeiro de 2015

Medalhões de pescada com cogumelos e molho de ervas aromáticas

Esta receita, no original "Mimos de pescada com cogumelos", da revista Robot de Cozinha de setembro de 2014, foi um sucesso. Fiz algumas alterações, nada de especial, e acompanhei com puré porque aquele molhinho estava mesmo a pedi-las. As natas com ervas aromáticas deram-lhe um toque especial.



Ingredientes (5/6 pessoas):
8 medalhões de pescada
4 dentes de alho
sumo de limão
600g de cogumelos laminados de lata
60g de azeite
30g de mostarda
2 pacotes de natas com ervas aromáticas parmalat
sal e pimenta q.b.
Para o puré:
1000g de batas descascadas aos cubos
360g de leite
sal, pimenta e noz moscada
1c sopa rasa de manteiga

Preparação bimby:
Descongele os medalhões de pescada, tempere-os com os dentes de alho, sumo de limão, sal e pimenta e deixe marinar durante cerca de uma hora, ou mais. Coloque-os na varoma, encaixe no copo com 500g de água e um pingo de azeite e programe 20m/Varoma/2. Quando terminar coloque o peixe num pirex. Escorra o copo, deite-lhe o azeite e os cogumelos laminados escorridos e programe 6m/100º/CI. Adicione a mostarda pelo buraco do copo e as natas e programe 2m/90º/CI. Espalhe por cima do peixe no pirex.
Pré-aqueça o forno a 200º e quando estiver quente coloque o pirex com o peixe a gratinar.  Entretanto prepare o puré: coloque as batatas aos cubos no copo, acrescente o leite e sal e programe 30m/90º/1. No final do tempo, acrescente a manteiga pimenta e noz-moscada a gosto e triture durante cerca de 1m na velocidade 4/5.


Preparação tradicional:
Descongele os medalhões de pescada, tempere-os com os dentes de alho, sumo de limão, sal e pimenta e deixe marinar durante cerca de uma hora, ou mais. Coloque um fio de azeite num pirex, coloque os medalhões e leve a forno aquecido a 180º durante 20m. Entretanto prepare o molho levando um tacho ao lume com o azeite e os cogumelos laminados escorridos. Deixe cozinhar durante uns minutos. Acrescente a mostarda e as natas e deixe cozinhar cerca de 2 minutos. Retire e deite por cima do peixe. Leve novamente ao forno a gratinar. Prepare o puré: coloque as batatas aos cubos numa panela com água e sal e leve ao lume até estarem cozidas. Passe as batatas pelo passe-vite e acrescente o leite, a manteiga pimenta e noz-moscada a gosto, misture bem, se necessário leve novamente ao lume, mexendo sempre. 

Sem comentários:

Enviar um comentário