10 de março de 2013

Choux de bacalhau com arroz de feijão

Esta foi a receita selecionada para se experimentar este fim de semana e como foi aprovada por todos vai ter direito a figurar no blog. Estes choux são uma boa variação aos bolinhos e pataniscas de bacalhau, com a vantagem de não serem fritos. O único problema é que é muita quantidade para nós os três, o que significa que é uma boa receita para se fazer quando se tiver mais gente a comer! Esta receita é da revista da Bimby de Março de 2011.


Ingredientes Choux de bacalhau (24 unidades):
170g de farinha
1 c. chá fermento em pó
salsa a gosto
250g de água de cozer o bacalhau
350g de bacalhau limpo (o meu tinha 400g depois de limpo, eram 2 postas)
75g de manteiga
1 tira de casca de limão
4 ovos grandes
sal e pimenta q.b.

Ingredientes arroz de feijão (5 pessoas):
1 cebola
1 dente de alho
200g de tomate (usei tomate pelado)
40g de azeite
80g de bacom aos cubos
1 folha de louro
1 lata de feijão manteiga (pequena)
3 canecas e meia de água
1 caneca e meia de arroz agulha
sal q.b.

Preparação bimby choux de bacalhau:
Coloque uma taça sobre a tampa da bimby, pese a farinha, junte o fermento e reserve. Coloque cerca de 500g de água no copo, o bacalhau no cesto e coza 15m/100º/3. Reserve 250g da água de cozer o bacalhau e retire peles e espinhas ao bacalhau. Coloque o bacalhau no copo e desfie 5s/4/CI. Reserve.
No copo coloque a água reservada, a manteiga, a casca de limão e programe 3m/100º/1. Retire a casca de limão, junte a mistura de farinha reservada de uma só vez e programe 15s/4. Retire o copo da base e espere um pouco até que a temperatura atinja os 50ºC. Verifique a temperatura colocando de novo o copo na base.
Pré-aqueça o forno a 200º. 
Bata os ovos numa taça e tempere com sal e pimenta, programe 20s/4 e deite os ovos batidos através do bocal da tampa. Junte o bacalhau, a salsa picada e programe 10s/4. Com a ajuda de 2 colheres disponha pequenos montes de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno cerca de 30 minutos.

Preparação Bimby arroz de feijão:
Coloque no copo a cebola, o alho, o azeite e o tomate e pique 8s/5. acrescente o bacon e a folha de louro e deixe refogar 6m/100º/CI. Acrescente o feijão, a água, o sal e o arroz, mexa com a espátula e programe 15m/100º/CI. Nós não gostamos do arroz muito cozido, por isso este tempo para nós é o suficiente, quem gostar do arroz mais cozido deixe ficar mais 5 minutos. A meio do tempo da cozedura mexa com a espátula para soltar o arroz do fundo.



Preparação tradicional choux de bacalhau:
Coza o bacalhau e quando terminar reserve 250g da água da cozedura. Limpe o bacalhau de peles e espinhas e desfie-o. Num tacho leve ao lume a água reservada, a manteiga e a casca de limão. Deixe ferver e desligue. Retire a casca de limão e junte a farinha com o fermento de uma só vez, mexa vigorosamente. Deixe arrefecer uns minutos. 
Pré-aqueça o forno a 200º. 
Bata os ovos numa taça e tempere com sal e pimenta, misture ao preparado anterior mexendo bem. Junte o bacalhau, a salsa picada e misture novamente. Com a ajuda de 2 colheres disponha pequenos montes de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno cerca de 30 minutos.

Preparação tradicional arroz de feijão:
Pique a cebola, o dente de alho e o tomate e coloque num tacho com o azeite, acrescente o bacon e a folha de louro e leve a refogar uns minutos. Acrescente o feijão e a água e deixe levantar fervura. Quando estiver a ferver junte o arroz e deixe cozinhar durante 10 minutos. 



2 comentários:

  1. Ola. Estou a experimentar os choux de bacalhau mas nao sei quanto tenpo deve ser neste passo po e desfie 5s/4/CI. Reserve.
    No copo coloque a água reservada, a manteiga, a casca de limão e programe m/100º/1.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, peço desculpa pelo lapso, o falta lá o 3!

      Eliminar