9 de março de 2013

Mil-folhas

Aqui fica uma sugestão para o fim de semana, maravilhosa, vistosa e deliciosa. Eu compro a massa folhada fresca do LIDL, nunca experimentei com outra, esta, por ser retangular adapta-se melhor a esta receita. Para o creme de pasteleiro, por vezes uso uma vagem de baunilha em vez da farinha custard, mas como nem sempre tenho vagens, esta variação com custard torna-se mais prática e igualmente deliciosa.


Ingredientes:

2 bases de Massa Folhada  (usei retangulares do Lidl)

Creme de pasteleiro:

550 gr de leite
120 gr de Açúcar
3 ovos + 1 gema (a clara é usada na decoração)
40 gr de Farinha Maisena
15g de farinha Custard
20 gr de manteiga

Para o glacé:

1 clara
+- 200g de açúcar em pó
2 c. chá de chocolate em pó


Preparação bimby:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte as massas folhadas ao meio, no sentido que preferir (fica bem das duas maneiras) com um cortador de pizas ou com uma faca afiada, deixe em cima do papel vegetal e coloque no tabuleiro do forno. As massas podem ir todas ao mesmo tempo, em 2 tabuleiros. Tem que se ter o cuidado de as picar com um garfo quando estiverem a levantar. Levar ao forno durante 12 a 15 minutos, até ficarem douradas.Se não tiver açúcar em pó já feito, comece por colocar 200g de açúcar no copo da bimby bem seco e programe 30s/9. Reserve. Colocar no copo da Bimby, o leite, o açúcar, os ovos e a gema, a maisena, a farinha custard e a manteiga, programar 10m/90º/4. Depois de pronto, retirar para um recipiente e deixar arrefecer.Para fazer o glacé, coloque a clara numa taça e bata com ajuda de um garfo. Quando começar a ficar esbranquiçada, vá adicionando o açúcar em pó progressivamente, colher a colher sem parar de mexer com o garfo. (Não sei ao certo a quantidade de açúcar que utilizei, fui pondo a olho.) Adicione açúcar, até notar que o glacé tem boa consistência. Reserve. Para fazer as riscas, retire para um recipiente pequeno, 1 colher de sopa de glacé e junte o chocolate em pó, misture bem. Coloque num saco plástico pequeno cortando o bico (eu uso os sacos das sandes) ou num saco de pasteleiro com o bico simples. Reserve.Para fazer a montagem do mil-folhas, coloque por camadas a massa folhada virada ao contrário para que fique com a parte mais lisa em cima e barre com o creme de pasteleiro. Coloque a última camada de massa folhada e barre as laterais com o creme que restar. Com ajuda de uma espátula espalhe em cima o glacé que deverá cobrir toda a superfície da massa folhada. De seguida com o creme de chocolate, faça riscas no sentido do maior comprimento. Por fim, com ajuda de um palito, arraste-o levemente por cima da massa, no sentido no menor comprimento, uma vez para um lado, outra vez para o outro. O que lhe dará a sua configuração habitual. 



Preparação tradicional:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte as massas folhadas ao meio, no sentido que preferir (fica bem das duas maneiras) com um cortador de pizas ou com uma faca afiada, deixe em cima do papel vegetal e coloque no tabuleiro do forno. As massas podem ir todas ao mesmo tempo, em 2 tabuleiros. Tem que se ter o cuidado de as picar com um garfo quando estiverem a levantar. Levar ao forno durante 12 a 15 minutos, até ficarem douradas.Numa tigela misture os ovos com o açúcar, a maizena e a farinha custard com um batedor de claras. Aqueça o leite num tacho e junte este preparado ao leite quente, mexendo sem parar até engrossar. Junte a manteiga e mexa bem até obter um creme espesso e liso. Coloque num recipiente e deixe arrefecer mexendo de vez em quando para não solidificar.Para fazer o glacé, coloque a clara numa taça e bata com ajuda de um garfo. Quando começar a ficar esbranquiçada, vá adicionando o açúcar em pó progressivamente, colher a colher sem parar de mexer com o garfo. (Não sei ao certo a quantidade de açúcar que utilizei, fui pondo a olho.) Adicione açúcar, até notar que o glacé tem boa consistência. Reserve.Para fazer as riscas, retire para um recipiente pequeno, 1 colher de sopa de glacé e junte o chocolate em pó, misture bem. Coloque num saco plástico pequeno cortando o bico (eu uso os sacos das sandes) ou num saco de pasteleiro com o bico simples. Reserve.Para fazer a montagem do mil-folhas, coloque por camadas a massa folhada virada ao contrário para que fique com a parte mais lisa em cima e barre com o creme de pasteleiro. Coloque a última camada de massa folhada e barre as laterais com o creme que restar. Com ajuda de uma espátula espalhe em cima o glacé que deverá cobrir toda a superfície da massa folhada. De seguida com o creme de chocolate, faça riscas no sentido do maior comprimento. Por fim, com ajuda de um palito, arraste-o levemente por cima da massa, no sentido no menor comprimento, uma vez para um lado, outra vez para o outro. O que lhe dará a sua configuração habitual.



2 comentários:

  1. Que saudades me deixastes agora com este mil folhas!! Está perfeito!!
    Posso ir lanchar?
    Beijinhos e bom fim de semana!
    Mena

    http://asaventurasdeumamama.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mena! Claro que sim! É só aparecer!;)
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar