29 de março de 2013

Mini folares

Esta Páscoa experimentei os mini folares da Revista Bimby de Março, só não coloquei ovos porque depois não os comemos, apesar de ficarem mais bonitos com os ovos. Ficaram muito fofinhos. Acrescentei um pouco de canela e erva doce à massa. Aqui fica como fiz.

Ingredientes:
300g de leite
2 saquetas de fermento de padeiro seco
80g de manteiga
2 ovos
100g de açúcar
700g de farinha tipo 65, mais q.b. para polvilhar
1/2 c. chá de sal
1 c. chá de canela
1 c. chá de erva doce
1 ovo para pincelar
Cristais de açúcar para decorar

Preparação bimby:
Coloque no copo o leite, o fermento e a manteiga e aqueça 2m/37º/2. Adicione os ovos e o açúcar e misture 30s/6. Adicione a farinha, o sal, a canela e a erva doce e amasse 3m/CI/Espiga. Retire para uma taça e deixe levedar dentro do forno aquecido a 50º durante 40 minutos. Retire a massa para uma superfície polvilhada com farinha e divida em 12 partes. Forme rolos com cerca de 30 cm de comprimento, fixe a ponta de dois, entrelace e una as extremidades. Coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Pincele com o ovo batido e salpique com cristais de açúcar. Coloque os folares novamente no forno aquecido a 50º durante 30 minutos ou até dobrarem de volume. Aumente a temperatura do forno para 180º e deixe ficar cerca de  minutos.

Preparação tradicional:
Misture o leite, o fermento e a manteiga e aqueça 30 segundos no mico-ondas  até derreter a manteiga. Adicione os ovos e o açúcar e misture energicamente. Adicione a farinha, o sal, a canela e a erva doce e amasse bem. Deixe levedar dentro do forno aquecido a 50º durante 40 minutos. Retire a massa para uma superfície polvilhada com farinha e divida em 12 partes. Forme rolos com cerca de 30 cm de comprimento, fixe a ponta de dois, entrelace e una as extremidades. Coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Pincele com o ovo batido e salpique com cristais de açúcar. Coloque os folares novamente no forno aquecido a 50º durante 30 minutos ou até dobrarem de volume. Aumente a temperatura do forno para 180º e deixe ficar cerca de  minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário