12 de abril de 2020

Banoffee (em taças)

Em tempo de quarentena acabamos por ter que ocupar o tempo, que antes passávamos fora de casa, com atividades dentro de casa. Eu acabei por recuperar uma que, confesso, já tinha deixado de fazer por prazer, fazia apenas por obrigação atendendo à falta de tempo e aos horários infernais em que vivia. Claro que isto tem os seus contras, praticamente não comia açúcar nem hidratos de carbono e como recuperei algumas receitas antigas e ando a experimentar umas novas a balança começa a ressentir-se. Mas o povo é sábio e eu acredito que não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe. Por isso vamos aprender com o mal e apreciar e valorizar o bom e a nossa vida tenderá a ser a melhor possível! 
Esta receita foi inspirada na banoffee pie que a minha querida comadre Patrícia faz e que eu adoro, mas como eu tenho esta tendência de mudar e experimentar, alterei umas coisitas, não muitas. Fiz em taças em vez de tarte, acrescentei queijo creme ao chantilly, para me lembrar do cheesecake que eu adoro e aproveitei a dica dela que eu acho que é, neste caso, a "cereja em cima do bolo", de espalhar um pouco de Nutella por cima. Ainda pensei em chamar-lhe "Banoffee pie descontruída com laivos de cheesecake e chapiscos de Nutella", para lhe acrescentar um toque gourmet mas isso já seria a loucura da quarentena a falar.



Ingredientes:
100g de bolacha Maria

1 c. sopa generosa de manteiga
1 lata de leite condensado cozido (397g)
3 bananas maduras (as minhas, com casca, tinham pouco mais de 400g)
sumo de meio limão
2 pacotes de natas para bater de 200ml cada
100g de queijo creme (opcional)
3 c. sopa de açúcar (rasas)
Nutella q.b.






Preparação:
Comece por picar a bolacha numa picadora ou processador de comida e de seguida misture bem com a manteiga derretida. Pode derreter a manteiga numa taça no micro-ondas ou num tachinho no fogão. Eu dividi logo a bolacha pelas taças/copos e deu para 7 taças/copos.
Coloque o leite condensado numa taça, corte as bananas às rodelas para a mesma taça e esprema o sumo de meio limão. Bata com a batedeira até as bananas ficarem bem desfeitas. Distribua pelas taças/copos esta mistura.
Noutra taça coloque o queijo creme e as natas bem frias e bata com a batedeira até ficar consistente, nesta altura acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Se optar por não colocar o queijo creme o procedimento é exatamente o mesmo. Distribua o preparado pelas taças/copos.
Por último, com alguma paciência, pois não é uma tarefa fácil devido à consistência da Nutella, coloque uns "fios" de Nutella e leve ao frigorífico até refrescar. 


Sem comentários:

Enviar um comentário