5 de janeiro de 2014

Bacalhau à Zé do Pipo

Já tenho esta receita desde o tempo de estudante, ainda no meu livro de receitas escrito à mão. Lembro-me perfeitamente da primeira vez que o fiz para a família, numa ida a casa ao fim de semana, porque foi um sucesso. Não é o bacalhau que faço mais vezes, mas é sempre bom variar. 




Ingredientes:
4 postas de bacalhau
azeite q.b.
7,5 dl de leite
3 cebolas médias
louro, sal, pimenta

Maionese (cerca de 350g):
300g de óleo de girassol
1 ovo
sal, pimenta q.b
1 c. sopa mostarda
1 c. sopa sumo limão


Puré:
1,3 kg de batatas descascadas
450g de leite
1 colher de sopa de manteiga
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação:
Faça o puré, se utilizar a bimby coloque as batatas aos cubos no copo, acrescente o leite e sal e programe 30m/90º/1. No final do tempo, acrescente a manteiga pimenta e noz-moscada a gosto e triture durante cerca de 1m na velocidade 4/5. Em alternativa, coloque as batatas aos cubos numa panela com água e sal e leve ao lume até estarem cozidas. Passe as batatas pelo passe-vite e acrescente o leite, a manteiga pimenta e noz-moscada a gosto, misture bem, se necessário leve novamente ao lume, mexendo sempre. Reserve.
Coza as postas de bacalhau demolhado em leite e reserve um pouco do leite onde cozeu o bacalhau. À parte cozinhe as cebolas em azeite cortadas às rodelas, muito finamente. Tempere com sal, pimenta e louro e junte um pouco do leite da cozedura do bacalhau. 
Faça a maionese como indicado aqui, ou em alternativa utilize maionese de compra. 
Coloque a cebolada numa assadeira de barro, ou outra, e disponha por cima as postas de bacalhau. Cubra as postas de bacalhau com a maionese e à volta faça uma cercadura com puré de batata, passado através de um saco de pasteleiro munido de um bico canelado ou, em alternativa, colocado com a ajuda de uma colher.
Leve a gratinar em forno aquecido a 200º e sirva enfeitado com azeitonas.


Sem comentários:

Enviar um comentário