27 de março de 2013

Pescada gratinada com camarão

Cá em casa come-se muitas vezes lombos ou medalhões de peixe gratinados. Umas vezes com bechamel e espinafres e queijo, outras com cebola, bechamel e broa ralada aromatizada, outras ainda com molho de natas, e por aí fora. Desta vez foi com alho francês, camarão e bechamel. Para variar.


Ingredientes (3 pessoas):
400g de lombos de pescada
1 alho francês às rodelas finas
2 dentes de alho
sumo de meio limão
125g de miolo de camarão
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
Para o bechamel:
500g de leite
50g de farinha
25g de manteiga
sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Preparação bimby:
Duas horas antes, coloque no fundo de um pirex um fio de azeite e cubra com o alho francês às rodelas finas. Disponha os lombos de pescada por cima do alho francês e tempere-os com sal, os dentes de alho laminados, o sumo do meio limão e pimenta moída na hora. Coloque o miolo de camarão no pirex junto dos lombos de pescada. Passadas duas horas coloque o leite no copo da bimby juntamente com os restantes ingredientes para o bechamel e programe 7m/90º/4. Quando terminar cubra os lombos com o bechamel e leve a forno aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos.
Faça acompanhamento a gosto. Nós acompanhámos com puré.



Preparação tradicional:
Duas horas antes, coloque no fundo de um pirex um fio de azeite e cubra com o alho francês às rodelas finas. Disponha os lombos de pescada por cima do alho francês e tempere-os com sal, os dentes de alho laminados, o sumo do meio limão e pimenta moída na hora. Coloque o miolo de camarão no pirex junto dos lombos de pescada. Para o bechamel, coloque a manteiga num tacho, deixe derreter, junte-lhe a farinha e mexa bem. Sempre em lume brando vá acrescentando o leite morno, em fio, mexendo sempre com a vara de arames. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto e deixe cozer em lume brando durante cerca de 8 minutos. Quando terminar cubra os lombos com o bechamel e leve a forno aquecido a 200º durante cerca de 30 minutos.
Faça acompanhamento a gosto. Nós acompanhámos com puré.

Sem comentários:

Enviar um comentário