28 de março de 2013

Queques de iogurte

Estes são os novos queques favoritos cá de casa. Apesar dos queques simples serem mais parecidos com os das pastelarias, estes são mais fofinhos e com aquele gostinho maravilhoso a bolo de iogurte. O Júlio adora levá-los para o lanche da escola. Ultimamente faço sempre a versão queques limão, bastando para isso acrescentar raspa de limão. Deliciosos.


Ingredientes:
250g de açúcar
3 ovos
1 iogurte natural
100g de óleo de girassol
200g de farinha
1 c. chá de fermento
açúcar em pó q.b. (opcional)
casca de meio limão (opcional)

Preparação bimby:
Ligue o forno a 200º. No copo da Bimby coloque o açúcar e os ovos e bata 3m/3. Se se pretender com gostinho a limão colocar a casca de limão (só a parte amarela) na bimby com o açúcar (antes dos ovos) e triturar uns segundos na velocidade 8.Coloque a bimby a trabalhar na velocidade 3 e introduza pela abertura da tampa o iogurte e o óleo. Por último introduza a farinha e o fermento, deixe misturar bem. Coloque formas de papel dentro das formas de queques (em alternativa, unte as formas com manteiga e polvilhe com farinha) e  encha até 2/3 com a massa. Leve 10/15 minutos ao forno e retire.
Quando frios polvilhe com o açúcar em pó. 


Preparação tradicional:
Ligue o forno a 200º. Bata o açúcar com os ovos e acrescente o iogurte, o óleo e a farinha com o fermento, batendo bem entre cada adição. Se pretender com gostinho a limão acrescentar a raspa de limão. Coloque formas de papel dentro das formas de queques (em alternativa, unte as formas com manteiga e polvilhe com farinha) e  encha até 2/3 com a massa. Leve 10/15 minutos ao forno e retire.
Quando frios polvilhe com o açúcar em pó.


Sem comentários:

Enviar um comentário