5 de abril de 2015

Folar (com requeijão)

O segundo folar que experimentei foi o do livro Receitas com História. Achei curioso o facto de levar requeijão. Também gostámos muito. Fica uma massa ligeiramente diferente. Fiz 2 mais pequenos e tive mais cuidado com o tempo do forno para não cozerem demasiado. Estes não ficaram com uma cor tão viva porque não pincelei com ovo, na altura tinha o pincel na máquina a lavar.



Ingredientes:
2 ovos
170g de açúcar
50g de manteiga
50g de sumo de laranja
200g de requeijão
30g de fermento de padeiro fresco ou 1 saqueta de fermento de padeiro seco
40g de leite
600g de farinha
1 ou 2 ovos para decorar
1 gema de ovo para pincelar

Preparação bimby:
Coloque no copo os ovos , o açúcar, a manteiga, o sumo e programe 5m/37º/3. Adicione o requeijão o fermento, o leite e programe 1m/3. Junte a farinha e programe 40s/3, de seguida programe 2m/esp. Retire, forme uma bola, coloque num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe duplicar de volume  num local morno. Reserve massa para fazer duas ou quatro tiras, conforme faça um ou dois folares. Com a restante massa forme uma ou duas bolas, coloque no centro um ovo, cruze por cima deste as tiras reservadas e pincele com a gema de ovo. Coloque num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Deixe levedar cerca de 30 minutos. leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30minutos. Se necessário cubra com uma folha de papel de alumínio para não queimar.



Preparação tradicional:
Numa taça coloque os ovos, o açúcar, a manteiga derretida, o sumo e bata com a vara de arames até estar bem ligado. Misture o fermento, o requeijão e o leite. Junte a farinha, envolva e amasse à mão até absorver toda a farinha. Se a massa estiver demasiado mole, junte mais um pouco de farinha, amassando bem até começar a descolar-se das paredes da taça. Forme uma bola, coloque num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe duplicar de volume  num local morno. Reserve massa para fazer duas ou quatro tiras, conforme faça um ou dois folares. Com a restante massa forme uma ou duas bolas, coloque no centro um ovo, cruze por cima deste as tiras reservadas e pincele com a gema de ovo. Coloque num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Deixe levedar cerca de 30 minutos. leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30minutos. Se necessário cubra com uma folha de papel de alumínio para não queimar.


Sem comentários:

Enviar um comentário