10 de março de 2013

Pavlova de morangos

Há anos que eu coleciono receitas de Pavlova e não sei porquê nunca dei o passo em frente. Quando vi esta receita na página da Clara de Sousa pensei "Desta não me escapas!". Foi só ter fruta que me agradasse para deixar de resistir à tentação. E nem percebo porque é que andei tanto tempo para a experimentar, já que não é nada difícil de fazer e é DIVINAL!!



Ingredientes:
5 claras
230g de açúcar
1 colher de chá de farinha maizena
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
umas gotas de aroma de baunilha
Ingredientes cobertura:
200ml de natas
2 colheres sopa de açúcar em pó
umas gotas de limão
300g de morangos
açúcar em pó para polvilhar (opcional)

Preparação:
Ligue o forno a 180º. Bata as claras em castelo e quando estiverem bem firmes vá acrescentando o açúcar aos poucos sem deixar de bater. Quando acabar o açúcar continue a bater mais uns minutos até o merengue ficar bem robusto e brilhante. Junte a maizena, o vinagre e as gotas de baunilha e bata novamente só para envolver.
Coloque o merengue sobre uma folha de papel vegetal e espalhe com a espátula, fazendo um círculo. Faça uma cavidade ligeira no centro para facilitar, mais tarde, a colocação da cobertura. Coloque no forno e baixe a temperatura para os 120º e deixe cozinhar durante 1h30m. Desligue o forno e deixe o merengue arrefecer totalmente no interior.
Depois de frio, retire o papel vegetal com cuidado e coloque a Pavlova num prato de servir.
Numa taça coloque as natas bem frias e junte umas gotas de sumo de limão, bata com a batedeira a uma velocidade média, quando estiverem quase montadas acrescente o açúcar aos poucos.
Na hora de servir a Pavlova cubra com o chantilly, coloque os morangos em cima e polvilhe com açúcar em pó (eu não polvilhei porque me esqueci).





Sem comentários:

Enviar um comentário