17 de outubro de 2013

Bolo Pudim

Eu já devo ter dito que não sou fã de bolos, a não ser que sejam ou com cremes e/ou fruta ou muito húmidos ou muito fofinhos sem serem secos, enfim nem todos me enchem as medidas. E também não sou fã de uma grande maioria de pudins. Mas gosto deste bolo pudim. O bolo fica fofinho e húmido e tanto o bolo como o pudim com um travo a caramelo muito bom. Já gostava deste bolo quando a minha mãe o fazia quando eu era miúda. Naquela altura a minha mãe fazia o caramelo na própria forma, agora acho sinceramente que não há necessidade disso, mas têm sempre essa possibilidade, eu uso caramelo de compra. O último bolo foi o Júlio e a prima que fizeram, do modo tradicional, e saíram-se muito bem! O bolo ficou maravilhoso!


Ingredientes pudim:
4 ovos
200g de açúcar
300g de leite (eu uso magro porque é o que tenho sempre cá em casa)

Ingredientes bolo:
4 ovos
180g açúcar
130g de farinha
1 c. chá de fermento

caramelo q.b.

Preparação bimby:
Coloque a borboleta na bimby e bata as 4 claras em castelo para o bolo, 4m/37º/3 e reserve. Eu prefiro bater as claras apenas na altura com a batedeira elétrica.
Sem lavar o copo, coloque todos os ingredientes do pudim e misture 2m/3. Reserve.
Para o bolo, coloque no copo as 4 gemas e o açúcar e bata 2m/3. Retire a borboleta e acrescente a farinha com o fermento. Misture 1m/3. Reduza para a velocidade 2 e vá acrescentando as claras em castelo pelo bucal. No final, envolva bem com a ajuda da espátula.
Barre uma forma de buraco generosamente com caramelo e coloque o preparado de pudim, por cima coloque a massa do bolo.
Leve a forno aquecido a 180º durante cerca de 30/40 minutos. Verifique com um palito se o bolo já está cozido. No meu forno costumam ser apenas necessários 30 minutos no forno. Desenforme depois de frio.


Preparação tradicional:
Batas os ovos para o pudim, misture o açúcar e de seguida o leite. Reserve.
Separe as claras das gemas, para o bolo, e acrescente o açúcar às gemas. Bata bem. Bata as claras em castelo. Misture o fermento com a farinha e vá acrescentando alternadamente farinha e claras em castelo à misturas das gemas com o açúcar. Envolva delicadamente.
Barre uma forma de buraco generosamente com caramelo e coloque o preparado de pudim, por cima coloque a massa do bolo.
Leve a forno aquecido a 180º durante cerca de 30/40 minutos. Verifique com um palito se o bolo já está cozido. No meu forno costumam ser apenas necessários 30 minutos no forno. Desenforme depois de frio.



Sem comentários:

Enviar um comentário