26 de abril de 2013

Bolo fresco de morangos

Com a chegada do tempo quente não resisto a este bolo, tem duas das coisas que eu mais gosto, morangos e chantilly. O bolo fica super fofo. Fresquinho é simplesmente delicioso. A receita é da bimby.


Ingredientes:
6 ovos grandes
200g de açúcar
60g de farinha super fina com fermento
120g de fécula de batata
1 c. chá de fermento em pó

Ingredientes para o recheio e cobertura:
300g de natas
250g de açúcar
850g de morangos

Preparação bimby:
Pré-aqueça o forno a 180º. Coloque a borboleta, as claras e 100g de açúcar e programe 8m/4. Retire e reserve. Coloque no copo as gemas e 100g de açúcar e programe 4m/50º/3. De seguida adicione a farinha, a fécula, o fermento e 2 colheres de sopa das claras batidas e programe 10s/3. Retire e envolva com a ajuda de uma vara de arames nas claras reservadas. Coloque o preparado numa forma sem buraco, de cerca de 22cm de diâmetro previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno durante cerca de 25 minutos.
Recheio: Coloque no copo limpo a borboleta, as natas e 50g de açúcar e programe 2m/ 3 1/2. Tenha atenção para que as natas não passem a manteiga. Retire e reserve.
Cobertura: Coloque no copo 600g de morangos e 200g de açúcar e programe 10s/7. De seguida programe 4m/90º/2.


Preparação tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180º. Bata as claras em castelo com 100g de açúcar e reserve. Bata as gemas com os restantes 100g de açúcar até fazer um creme. Adicione a farinha, a fécula, o fermento e 2 colheres de sopa das claras batidas e envolva. Envolva novamente, com a ajuda de uma vara de arames, nas claras reservadas. Coloque o preparado numa forma sem buraco, de cerca de 22cm de diâmetro previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno durante cerca de 25 minutos.
Recheio: Bata as natas com a batedeira em velocidade média até ficarem firmes, sem parar de bater acrescente 50g de açúcar açúcar. Reserve.
Cobertura: Com a varinha mágica passe 600g de morangos com 200g de açúcar. Leve ao lume durante uns minutos até ferver.

Depois da cobertura e o recheio estarem feitos, corte o bolo horizontalmente em duas partes com a ajuda de uma faca, de modo a que a parte de cima fique mais fina que a de baixo. Pique a base com um garfo e deite 1/3 da cobertura quente e deixe arrefecer por completo. Após ter arrefecido, cubra a base com as natas, distribua 250g de morangos cortados às rodelas e coloque a parte superior do bolo. Regue o bolo com a restante cobertura e decore a gosto com morangos.
Leve ao frigorífico cerca de 2 horas.


2 comentários: