24 de abril de 2013

Espirais à bolonhesa gratinadas

Confesso que não sou grande fã de carne picada e a nossa lasanha favorita é a vegetariana, no entanto para aproveitar a carne picada que tinha cá em casa fiz estas espirais, era para ser com macarrão, mas não havia que chegasse, por isso foi com espirais. Ficou tão bom, tão bom que repeti e já não consegui comer tudo, é o que se chama ter mais olhos que barriga. Aproveitei para congelar o que sobrou, para um dia em que não apeteça cozinhar.


Ingredientes (6/8 pessoas):
150g de queijo parmesão
200g de cebola
2 dentes de alho
150g de cenoura
180g de tomate frito
150g de alho francês
50g de azeite
300g de cogumelos frescos
500g de carne picada (neste caso mistura de porco e vaca)
100g de vinho branco
1folha de louro
sal, oregãos e pimenta q.b.
200ml de natas light
600g de espirais

Para o bechamel:
700g de leite
70g de farinha
35g de manteiga
sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Preparação bimby:
Rale o queijo uns segundo na velocidade 8 e reserve. Coloque no copo a cebola, os dentes de alho, a cenoura, o alho francês, o tomate e o azeite e pique 8s/6, de seguida refogue 8m/100º/1. Acrescente os cogumelos laminados, a carne, o vinho, o louro e os temperos, envolva bem e programe 10m/100ºCI. Acrescente as natas e volte a programar 10m/100º/CI. Entretanto coza a massa numa panela com água e sal. Coloque o preparado de carne picada num pirex e envolva a massa.
Para o bechamel coloque todos os ingredientes na bimby e programe 8m/90º/4. Coloque o bechamel por cima da mistura de massa com carne. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, aquecido a 200º, a gratinar cerca de 10/15 minutos. Sirva com salada a gosto.


Preparação tradicional:
Rale o queijo num ralador ou picadora e reserve.
Numa picadora pique a cebola com os alhos e coloque num tacho com o azeite ao lume, acrescente a cenoura e o alho francês picados e o tomate, leve a refogar durante uns minutos.  Acrescente os cogumelos laminados, a carne, o vinho, o louro e os temperos, envolva bem e deixe estufar cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Ao fim deste tempo acrescente as natas e deixe refogar outros 10 minutos. Entretanto coza a massa numa panela com água e sal. Coloque o preparado de carne picada num pirex e envolva a massa. 
Para o bechamel, coloque a manteiga num tacho, deixe derreter, junte-lhe a farinha e mexa bem. Sempre em lume brando vá acrescentando o leite morno, em fio, mexendo sempre com a vara de arames. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto e deixe cozer em lume brando durante cerca de 8 minutos. Coloque o bechamel por cima da mistura de massa com carne. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, aquecido a 200º, a gratinar cerca de 10/15 minutos. Sirva com salada a gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário