12 de abril de 2013

Bolo de aniversário duplo

Finalmente descobri o bolo que é, para mim, o melhor bolo de chocolate do mundo. Confesso que tinha dito dito a mim própria que seria a minha última tentativa em bolos de chocolate, e ainda bem que tentei novamente. Este passa a ser um dos favoritos. Claro que a receita é da fantástica Leonor de Sousa Bastos, esta receita é originalmente feita com cobertura. A adaptação à bimby é da Bimboca. Este bolo tinha dois andares, o primeiro de bolo de cenoura, do livro base da bimby, com recheio e cobertura de chocolate. O segundo era este bolo de chocolate com recheio de chantilly de framboesas e cobertura de chocolate branco. A cobertura acabou por não ficar uniforme por que o bolo estava muito macio e misturam-se, mas eu prefiro este resultado final. Estavam os dois divinais. Este bolo foi feito para celebrar o aniversário da minha mãe e da minha irmã.


Ingredientes bolo de cenoura:
250g de cenoura
4 ovos
110g de óleo de girassol
300g de açúcar
220g de farinha
1 c. sopa de fermento em pó 

Ingredientes cobertura e recheio de ganache de chocolate:
200g de chocolate de culinária
200g de natas

Ingredientes bolo de chocolate:
60g de cacau (usei este)
100g de manteiga
120g de óleo de girassol
250g de água
350g de açúcar
225g de farinha com fermento
2 ovos batidos
120g de leite
1/2 c. de chá de bicarbonato de sódio
1 c. de chá de extrato de baunilha

Ingredientes para o recheio de chantilly de framboesas:
200ml de natas
150g de doce de framboesa

Ingrediente para a cobertura de chocolate branco:
Preparado para cobertura de chocolate branco - eu uso este preparado que uma amiga trouxe do Brasil e que é só derreter no micro-ondas, quando este acabar vou experimentar fazer a mesma receita do ganache de chocolate mas com chocolate branco.

Frutas a gosto para decorar

Preparação bolo de cenoura bimby:
Eu fiz receita e meia deste bolo e levei ao forno numa forma de 26cm. 
Pré-aqueça o forno a 180º. Coloque no copo a cenoura e rale 15s/9. Adicione os ovos, o óleo, o açúcar e programe 1m/6. Junte a farinha, o fermento e envolva 15s/3. Coloque na forma previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 40 minutos. Retire do forno e espere que o bolo arrefeça.

Preparação do bolo de cenoura tradicional:
Eu fiz receita e meia deste bolo e levei ao forno numa forma de 26cm. 
Pré-aqueça o forno a 180º. Pique muito bem a cenoura numa picadora até estar bem raladinha e coloque numa taça. Sempre a bater adicione os ovos, o óleo e o açúcar. Mexa bem. De seguida, junte a farinha com o fermento e envolva. Coloque na forma previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 40 minutos. Retire do forno e espere que o bolo arrefeça.


Preparação do ganache de chocolate bimby:
Coloque as natas no copo e programe 3m/70º/2. Coloque o chocolate partido dentro da bimby, envolva nas natas com a ajuda da espátula e programe 1m/37º/6 e de seguida 1m/37/4.

Preparação do ganache de chocolate tradicional:
Coloque as natas num tacho e leve a lume brando em banho-maria, quando aquecerem acrescente o chocolate partido aos bocados e mexa até o chocolate estar completamente derretido.

Preparação do bolo de chocolate bimby:
Pré-aqueça o forno a 180º. Coloque no copo o cacau, a manteiga, o óleo, a água e programe 8m/90º/1. Adicione o açúcar e a farinha e programe 2m/3. Numa taça bata os ovos, junte o leite, o bicarbonato de sódio, a baunilha e coloque no copo envolvendo durante 1m/3. Coloque numa forma (eu usei de 24cm porque não tinha de 22cm) untada e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 40m ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. Retire e deixe arrefecer 10 minutos antes de desenformar.

Preparação do bolo de chocolate tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180º. Misture o cacau, a manteiga, o óleo e a água num tacho e leve ao lume até ferver. Retire do lume e junte o açúcar e a farinha, mexendo bem. Bata os ovos, o leite, o bicarbonato de sódio e a baunilha numa taça e junte ao preparado anterior, misturando bem. Coloque numa forma (eu usei de 24cm porque não tinha de 22cm) untada e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 40m ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. Retire e deixe arrefecer 10 minutos antes de desenformar.

Preparação do recheio de chantilly de framboesas:
Bata as natas, que devem estar frias, com a batedeira em velocidade média. Quando estiverem consistentes acrescente o doce de framboesa sem parar de bater. Guarde no frigorífico até utilizar.

Preparação da cobertura de chocolate branco:
Se não tiver preparado para cobertura de chocolate branco, faça a mesma receita de ganache de chocolate, substituindo o chocolate de culinária por chocolate branco.

Montagem: Corte o bolo de cenoura ao meio, no sentido horizontal e recheio com o ganache de chocolate. Coloque por cima a outra metade de bolo e cubra com o ganache que sobrou. Se necessário apare o bolo de chocolate dos lados, de modo a que fique mais pequeno que o bolo de cenoura. Corte-o ao meio no sentido horizontal e coloque a primeira metade em cima e ao centro do bolo de cenoura, recheie com o chantilly e coloque a outra metade por cima. Cubra com a cobertura de chocolate branco e decore com frutas a gosto.

2 comentários: