1 de outubro de 2017

Pão de banana com nozes

Cá em casa andamos numa de reeducação alimentar. Optamos sempre que possível por alimentos naturais (comida de verdade), evitamos ao máximo produtos processados, açúcares e cereais. O paladar educa-se e por isso fomos introduzindo vegetais que não consumíamos, ou que não usávamos regularmente, e hoje temos um leque de opções muito mais variado. Não é difícil. Quem não gosta de carne, peixe, ovos e legumes? A alimentação tornou-se mais simples mas o paladar mais apurado e, agora, as comidas simples são as que sabem melhor! A maior dificuldade nesta mudança é o mais novo cá de casa. Sopa: come qualquer uma; vegetais cozinhados: só brócolos e cogumelos; saladas: só alface e cenoura ralada. Mas o pior mesmo são as tentações que andam por aí (bolachas, chocolates, croissants, etc), muitos deles disponíveis na escola. Então os lanches para levar para a escola são um desafio e fazem-me puxar pela cabeça. A ideia é arranjar lanches que ele goste e que sejam nutritivos e saciantes e de preferência não lhe deem vontade de comprar nada na escola. Assim, entre outras coisas, que hão de aparecer por aqui, ele tem levado, para a escola, este pão de banana de que todos nós gostamos muito. Quando fiz este "pão" fatiei e congelei e vou tirando conforme é preciso. A receita original é do site Cook Eat Paleo. O aspeto das fotos pode não ser o melhor mas garanto que o sabor é! Ainda por cima sem farinha, açúcares refinados e laticínios!



Ingredientes:
2 ovos

2 bananas maduras esmagadas com um garfo 
50g de mel
1 c. sopa de sumo de limão
300g de farinha de amêndoa
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
1 c. de chá de sal marinho
1/2 chávena de nozes partidas (se preferir acrescente pepitas de chocolate)




Preparação:

Aqueça o forno a 180º e forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal, em alternativa pode untar a forma. Bata os ovos com a batedeira durante cerca de 2/3 minutos. Adicionar as bananas e mexer até estar bem misturado. Juntar o mel e o sumo de limão e misturar. À parte, misture a farinha de amêndoa com o bicarbonato de sódio e o sal e junte ao preparado anterior misturando bem. Acrescente as nozes à massa (ou as pepitas de chocolate). Coloque o preparado na forma e leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até um palito introduzido no centro sair limpo. Se pretender, depois de frio, pode fatiar e congelar.

2 comentários:

  1. Descobri este blog hoje por acaso! Já estou a seguir! Fiz uma reeducação alimentar há 2 anos para perder o peso que ganhei com as minhas três gravidezes. Num ano perdi mais de 20kg. Não foi difícil. Não tinha uma má alimentação, apenas foi necessário fazer alguns ajustes e aliar ao exercício físico. Hoje posso dizer que é possível comermos tudo aquilo que gostamos, só que de uma forma mais saudável! Hoje precisamente fiz um pão de banana, diferente deste mas que também ficou uma maravilha. Em breve posto no blog. Gosto muito de bolos com amêndoa por isso esta versão agrada-me imenso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito do seu testemunho! Vou ficar atenta a essa versão de pão de banana! ;)

      Eliminar