10 de setembro de 2017

Ratatouille

Há muito que andava para fazer esta receita. Comi este prato pela primeira vez em França, já há alguns anos, em casa da minha querida tia Emília e lembro-me que adorei. Desde então já lhe perguntei como ela fazia este prato umas poucas de vezes mas nunca aponto e acabo por me esquecer. Normalmente, nesta receita, os legumes são "estufados" mas eu sempre soube que preferia fazer no forno. Acabei por andar a pesquisar algumas receitas e fiz as modificações que eu entendi. O resultado não podia ter sido melhor. Só tenho pena de não ter feito mais quantidade pois desapareceu tudo num instante! O prato serviu para acompanhar umas perninhas de frango assadas, para mim e para o meu marido, e já está na ementa da próxima semana, mas das próximas vezes tenho que dobrar ou triplicar a receita.

Achei o molho de tomate caseiro muito importante para o sucesso final da receita, por isso é algo que eu acho que não pode ser dispensado. O molho de tomate pode ser feito em mais quantidade e se sobrar pode-se congelar. Este molho serve para as pizzas, por exemplo, e serviu para misturar com a massa que o meu filho comeu. De cada vez que ele entrava na cozinha dizia: "Cheira aqui tão bem!".

Não costumo comer beringela e estava um pouco receosa, mas o resultado final, sem dúvida, não podia ter sido melhor. Podem usar os legumes que gostarem mais. Eu fiz questão de colocar cebola (às meias luas) entre as camadas porque nós gostamos muito. A quantidade necessária de legumes pode variar de acordo com o tamanho deles, assim como o tamanho do tabuleiro usado. As ervas aromáticas também fazem a diferença, neste caso usei três, infelizmente não tinha frescas, mas, como disse, ficou maravilhoso assim e não quero mudar nada das próximas vezes. Ainda bem que fui apontando o que ia fazendo e estou já a passar a receita para o Blog para não me acontecer como tantas outras vezes em que eu "inventei" refeições deliciosas e depois esqueci-me de como as fiz. Esta vai ser daquelas receitas para sempre. Uma ótima maneira de comermos legumes variados e um excelente acompanhamento para as refeições de carne ou peixe! As fotos não fazem jus ao prato porque a preguiça fez com que tirasse as fotos com o telemóvel.




Ingredientes para o molho:
1 cebola média
2 dentes de alho
Azeite
4 tomates maduros (usei cacho)
80ml de água
sal, orégãos, manjericão e tomilho q.b.

Ingredientes para o "recheio":
1 beringela pequena fatiada (polvilhei com sal e deixei a escorrer 30m antes, li algures que se devia fazer para a beringela não amargar)
1 pimento vermelho fatiado
meia curgete fatiada (arranjei uma inteira mas sobrou cerca de metade)
1 cebola fatiada e cortada em meias luas
3 tomates cacho fatiados
sal, orégãos, manjericão e tomilho q.b.


Preparação bimby:
Coloque, para o molho, no copo da bimby a cebola, os dentes de alho e o azeite, pique 15s/5. Leve a refogar 5m/100º/1. Acrescente o tomate aos cubos, a água e os temperos. Deixe na temperatura Varoma até reduzir a água para cerca de metade, ou até estar com uma consistência mais espessa, pode ir até aos 25m, ou mais, dependendo da água do tomate. Retificar os temperos e triturar o tempo que achar necessário na velocidade 6.
Colocar molho numa travessa, pirex ou qualquer recipiente de ir ao forno, só até cobrir o fundo. O que sobrar (se sobrar) congele.
Dispor as rodelas de legumes intercaladas sacudindo o sal em excesso da beringela. Eu prefiro fazer uma só camada mas pode fazer mais. Tempere com um fio de azeite, sal e as ervas aromáticas.
Leve a assar em forno aquecido a 180º, durante cerca de 30 minutos. Eu deixei mais 10 minutos para secar a água dos legumes. Servir e deliciar-se!

Preparação tradicional:

Coloque, para o molho, num tacho ao lume a cebola picada, os dentes de alho picados, o azeite e leve a refogar até a cebola estar mole. Acrescente o tomate aos cubos, a água e os temperos. Deixe na temperatura cozinhar até reduzir a água para cerca de metade, ou até estar com uma consistência mais espessa. Retificar os temperos e triturar com a varinha mágica o tempo que achar necessário.
Colocar molho numa travessa, pirex ou qualquer recipiente de ir ao forno, só até cobrir o fundo. O que sobrar (se sobrar) congele.
Dispor as rodelas de legumes intercaladas sacudindo o sal em excesso da beringela. Eu prefiro fazer uma só camada mas pode fazer mais. Tempere com um fio de azeite, sal e as ervas aromáticas.
Leve a assar em forno aquecido a 180º, durante cerca de 30 minutos. Eu deixei mais 10 minutos para secar completamente a água dos legumes. Servir e deliciar-se!




Sem comentários:

Enviar um comentário