5 de abril de 2015

Folar (com erva doce)

Este ano decidi fazer 3 folares diferentes. Este já tinha feito, foi uma receita que me deram há muito tempo, no meu tempo de formadora e era a receita de folar da mãe de uma formanda. Na altura só me deram os ingredientes, por isso na preparação, este ano, decidi seguir as instruções de um outro, mas acho que se tivesse colocado todos os ingrediente na Bimby e amassado tinha ficado bem na mesma. Este folar tem, para mim, um gostinho especial. Decidi, por minha autoria, acrescentar-lhe erva-doce e canela e esse gostinho lembra-me sempre a Páscoa, não sei bem porquê. Este em particular ficou um pouco cozido mas de sabor está ótimo.



Ingredientes:
125g de açúcar
1 limão
65g de manteiga
5 ovos (mais para decorar)
1 saqueta de fermento seco de padeiro
500g de farinha
1c. chá erva-doce
1c. chá canela
1 pitada de sal
farinha para polvilhar

Preparação bimby:
Coloque o açúcar e a casca de limão (só a parte amarela) no copo e programe 30s/9. Acrescente os ovos e a manteiga e bata 5m/37º/3. Deite o fermento e misture 30s/3, de seguida coloque a farinha, a erva-doce, a canela e o sal e mexa 40s/3 e logo de seguida amasse 2m/esp. Se achar que a massa está demasiado mole junte mais um pouco de farinha e programe mais 1m/esp. Leve a levedar em local aquecido (eu coloco no forno aquecido a 50º) até duplicar de volume. Polvilhe a bancada com farinha, coloque a massa e amasse mais um pouco à mão, polvilhando mais, se necessário. Tire massa para 2 tiras e forme uma bola. Coloque 1 ou 2 ovos cozidos ao centro e cruze as tiras por cima. Pincele com ovo batido. Deixe levedar mais 30 minutos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos. Se necessário cubra com uma folha de papel de alumínio para não queimar.


Preparação tradicional:
Numa taça coloque os ovos, a manteiga derretida, a raspa do limão e o açúcar e bata com a vara de arames até estar bem ligado. Misture o fermento, a farinha, a erva-doce, a canela e a pitada de sal, envolva e amasse à mão até absorver toda a farinha. Se a massa estiver demasiado mole, junte mais um pouco de farinha, amassando bem até começar a descolar-se das paredes da taça. Cubra com um pano e deixe levedar em local aquecido até duplicar de volume. Polvilhe a bancada com farinha, coloque a massa e amasse mais um pouco à mão, polvilhando mais, se necessário. Tire massa para 2 tiras e forme uma bola. Coloque 1 ou 2 ovos cozidos ao centro e cruze as tiras por cima. Pincele com ovo batido. Deixe levedar mais 30 minutos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos. Se necessário cubra com uma folha de papel de alumínio para não queimar.



Sem comentários:

Enviar um comentário