14 de fevereiro de 2014

Bolo de chocolate e caramelo

De repente  apetecia-me uma coisa doce. E tendo em conta o dia de hoje, podemos dizer que o amor é um bolo de chocolate e caramelo. (A ideia foi do Júlio) Não fosse este o meu bolo de chocolate preferido. O bolo é da Leonor de Sousa Bastos, da Flagrante Delícia,o nome diz tudo, não é? Se não tiver tempo para fazer o doce de leite, leite condensado cozido também dá, mas não há nada como o doce de leite caseiro.




Ingredientes bolo de chocolate:
60g de cacau
100g de manteiga
120g de óleo de girassol
250g de água
350g de açúcar
225g de farinha com fermento
2 ovos batidos
120g de leite
1/2 c. de chá de bicarbonato de sódio
1 c. de chá de extrato de baunilha

Ingredientes para a cobertura de doce de leite:
1 litro de leite
400g de açúcar
200g de natas


Preparação bimby:
Bolo de chocolate: Pré-aqueça o forno a 180º. Coloque no copo o cacau, a manteiga, o óleo, a água e programe 7m/90º/1. Adicione o açúcar e a farinha e programe 2m/3. Numa taça bata os ovos, junte o leite, o bicarbonato de sódio, a baunilha e coloque no copo envolvendo durante 1m/3. Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 40m ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. Retire e deixe arrefecer 10 minutos antes de desenformar. Cubra com o doce de leite. Sirva com morangos aos pedaços.

Doce de leite: Coloque o leite e o açúcar na bimby e programe 60m/100º/2. Acrescente as natas e programe 20m/Var./5.



Preparação do bolo de chocolate tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180º. Misture o cacau, a manteiga, o óleo e a água num tacho e leve ao lume até ferver. Retire do lume e junte o açúcar e a farinha, mexendo bem. Bata os ovos, o leite, o bicarbonato de sódio e a baunilha numa taça e junte ao preparado anterior, misturando bem. Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 40m ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. Retire e deixe arrefecer 10 minutos antes de desenformar. Cubra com o doce de leite. Sirva com morangos aos pedaços.

Doce de leite: Levar os ingredientes a lume brando, mexendo de vez em quando. É preciso alguma atenção para o doce não vir todo para fora enquanto está a cozinhar. A transformação é lenta e a dada altura deixará de ser líquido para se tornar pastoso. Mas tudo isto ao longo de algumas horas.



2 comentários:

  1. Que bolinho mais guloso.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu hoje estava assim: gulosa :)
      Beijinhos Susana.

      Eliminar