11 de dezembro de 2013

Rissóis de queijo e fiambre

Outro dia tirei a tarde para fazer rissóis pela primeira vez. Fiz os favoritos do Júlio, de pescada e delícias, e como estava embalada aproveitei para fazer uns de queijo creme e fiambre, receita dada por uma amiga, e que, segundo o Júlio, passaram a ser os novos rissóis favoritos dele. Estes rissóis são de facto muito bons e nada enjoativos. Ótimos para festas e entradas. Os rissóis para serem bons, na minha opinião, têm que ter um requisito muito importante, a massa tem que ficar bastante fina. Detesto comer rissóis de "massa" e os melhores rissóis que já comi até hoje são os que a minha sogra faz. Estes não ficaram nada mal, deixaram-me bastante orgulhosa. Estes fiz pequeninos para servirem de entrada. Rendeu 36 rissóis.



Ingredientes massa:
250g de farinha
250g de água
30g de Vaqueiro (dica da sogra, tem que ser Vaqueiro!)
5g de azeite
1 pitada de sal

1/2 ovos batidos
pão ralado q.b.

Ingredientes recheio:
200g de queijo creme (tipo Philadelphia)
200g de fiambre fatiado cortado em quadrados


Preparação Bimby:
Pese a farinha e reserve. Coloque no copo a água, a manteiga, o azeite, o sal e programe 5m/100º/1. Junte a farinha de uma só vez e programe 20s/4 e deixe arrefecer. Numa taça, misture bem o queijo creme com o fiambre.
Numa superfície estenda a massa com a ajuda de um rolo. Eu estendo a massa até que esta fique meio transparente. Recheie e feche. Eu uso uma forma para rissóis, mas pode usar um copo que faz as mesmas vezes. Depois passe os rissóis pelo ovo e de seguida pelo pão ralado. Pode fritar logo os que quiser e congelar os restantes.




Preparação tradicional:
Pese a farinha e reserve. Coloque um tacho ao lume com a água, a manteiga, o azeite, o sal e deixe ferver. Desligue o lume, junte a farinha de uma só vez e mexa energicamente até ter todos os ingredientes bem ligados. Deixe arrefecer. Numa taça, misture bem o queijo creme com o fiambre.
Numa superfície estenda a massa com a ajuda de um rolo. Eu estendo a massa até que esta fique meio transparente. Recheie e feche. Eu uso uma forma para rissóis, mas pode usar um copo que faz as mesmas vezes. Depois passe os rissóis pelo ovo e de seguida pelo pão ralado. Pode fritar logo os que quiser e congelar os restantes.



Sem comentários:

Enviar um comentário