13 de dezembro de 2013

Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Este bolo de cenoura já foi feito para outros bolos de aniversário. Desta vez mudei ligeiramente o modo de confeção e fiquei mais satisfeita com o resultado final. Este bolo foi feito para o 4º aniversário do Rodrigo, o filho de uma amiga. A receita que aqui deixo é para um bolo de tamanho normal que costumo levar a cozer numa forma de 24cm. O bolo da foto levou 2 receitas e meia, uma e meia para o bolo de baixo, que foi recheado, e uma para o de cima que foi cortado para ficar mais pequeno. Se se quiser apenas cobrir o bolo com ganache de chocolate e não rechear basta fazer meia receita da cobertura.




Ingredientes bolo de cenoura:
250g/300g de cenoura
4 ovos
100g de óleo de girassol
300g de açúcar
230g de farinha
1 c. sopa de fermento em pó 

Ingredientes cobertura e recheio de ganache de chocolate:
200g de chocolate de culinária
200g de natas


Preparação bolo de cenoura bimby:
Pré-aqueça o forno a 180º. Coloque no copo a cenoura e rale 15s/9. Com a bimby na velocidade 3 adicione os ovos um a um, deixando bater uns segundos entre cada adição. Acrescente o óleo, o açúcar e programe 1m/6. Junte a farinha, o fermento e envolva 15s/3. Coloque na forma previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 40 minutos. Retire do forno e espere que o bolo arrefeça.

Preparação do bolo de cenoura tradicional: 
Pré-aqueça o forno a 180º. Pique muito bem a cenoura numa picadora até estar bem raladinha e coloque numa taça. Sempre a bater adicione os ovos um a um deixando bater uns segundos entre cada adição. De seguida. acrescente o óleo e o açúcar. Mexa bem. Adicione a farinha com o fermento e envolva. Coloque na forma previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 40 minutos. Retire do forno e espere que o bolo arrefeça.




Preparação do ganache de chocolate bimby:
Coloque as natas no copo e programe 3m/70º/2. Coloque o chocolate partido dentro da bimby, envolva nas natas com a ajuda da espátula e programe 1m/37º/6 e de seguida 1m/37/4.

Preparação do ganache de chocolate tradicional:
Coloque as natas num tacho e leve a lume brando em banho-maria (se não levar a banho-maria não faz mal, desde que faça em lume brando), quando aquecerem acrescente o chocolate partido aos bocados e mexa até o chocolate estar completamente derretido.

Para cobrir o bolo convém que o ganache esteja frio uma vez que assim se torna mais fácil e suja-se menos. Neste bolo, como estava com pressa, o ganache não estava muito frio e foi mais difícil de barrar o bolo. Este bolo foi enfeitado com fingers de chocolate à volta e m&m e outras drageias de chocolate por cima. Levou ainda umas bandeirolas com o nome do menino espetadas em palitos.





Sem comentários:

Enviar um comentário