2 de fevereiro de 2013

Tarte de limão e merengue

E quando os limões abundam lá em casa porque não fazer uma tarte de limão que fica tão boa? A receita é do livro base da bimby, exceto a base da tarte, que em vez de massa quebrada, faço com base de bolacha.



Ingredientes para a base:
250g de bolacha Maria
100g de manteiga

Ingredientes para o creme:
4 gemas de ovo
200g de água
50g de amido de milho
130g de açúcar
40g de sumo de limão
40g de manteiga

Ingredientes para o merengue:
50g de açúcar
4 claras de ovo
umas gotas de limão
1 pitada de sal

Preparação Bimby
Base: Coloque no copo a bolacha e pulverize 15s/6. Junte a manteiga, à temperatura ambiente, e misture mais 15s/6. Com este preparado forre uma tarteira e reserve.
Creme: Deite no copo todos os ingredientes do creme e programe 5m/90º/4. Deite imediatamente o creme sobre a base reservada.
Merengue: Pese o açúcar do merengue e reserve. Com o copo limpo, coloque a borboleta, as claras, o limão, o sal e bata 6m/3 e nos 30s finais adicione o açúcar através do bocal da tampa. Cubra com este merengue o creme da tarte. Polvilhe com açúcar e leve ao forno, aquecido a 180º, para dourar.

Preparação tradicional:
Base: Pique a bolacha numa picadora até ficar em pó. Retire para uma taça. Misture bem a manteiga com a bolacha, se a manteiga estiver muito dura leve uns segundos ao micro-ondas. Com este preparado forre uma tarteira e reserve.
Creme: Num tacho, misture bem os ingredientes do creme e leve a lume brando, sem parar de mexer, até engrossar ligeiramente. Deite imediatamente o creme sobre a base reservada.
Merengue: Pese o açúcar do merengue e reserve. Bata as claras em castelo firme juntamente com o limão e o sal. Quando começarem a ficar em castelo, acrescente o açúcar. Cubra com este merengue o creme da tarte. Polvilhe com açúcar e leve ao forno, aquecido a 180º, para dourar.







2 comentários:

  1. Olá Carla, esta tarte está simplesmente linda! Como o paladar não chega até aqui, vou por mão na massa e fazer esta tentação. obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Patrícia, pela simpatia. Experimente que não se arrepende! E se optar pela base de bolacha vai ver que fica igualmente boa, ou até melhor! :)

      Eliminar