18 de fevereiro de 2013

Lombo de porco com queijo e fiambre

Ao fazer as compras online, por engano, mandei vir lombo de porco com osso em vez de pá de porco, que acho menos seca. Para minimizar os estragos decidi "rechear" com queijo e fiambre e seguir a partir daí a receita que normalmente faço para carne assada. A verdade é que ficou muito bom. Nesse dia tinha cá os meus sobrinhos e todos adoraram! Para acompanhar, para além das batatas assadas, fiz um arroz branco.



Ingredientes (4 pessoas):
1 lombo de porco com cerca de 700g (neste caso tinha osso o que complicou mais a tarefa de o cortar para rechear)
8 fatias de queijo mozarela
4 fatias de fiambre da pá
6 dentes de alho
azeite q.b.
1 colher chá de pimentão doce (colorau)
sal  e pimenta q.b. 
1 folha de louro
alecrim q.b.
1 cebola
Batatas
700g de batatas para assar ou cortadas em cubos
1 copo de vinho branco
meio copo de água
arroz branco para acompanhar

Preparação:
Duas horas antes, comece por abrir lombo em três partes e tempere o interior com sal e pimenta moída na hora. Numa das partes coloque duas fatias de queijo, a fatia de fiambre dobrada por cima e mais 2 fatias de queijo, faça o mesmo com a outra parte. Deite um pouco de azeite no fundo de um pirex e espalhe a cebola em rodelas finas. Disponha por cima da cebola o lombo já recheado.
Com um esmagador de alhos, esmague os alhos para uma tacinha. Acrescente azeite, o pimentão doce, sal, louro e alecrim, misture bem e barre o lombo com esta mistura. Reserve no frigorífico durante 2 horas.

Na hora de levar ao forno, prepare as batatas e disponha-as à volta do lombo, cubra com o vinho e a água e salpique com alecrim. Leve a forno aquecido a 200º durante cerca de 50m.
Sirva com arroz branco







Sem comentários:

Enviar um comentário