6 de fevereiro de 2013

Pescada gratinada com bechamel

Mais uma forma de comer peixe e legumes de uma maneira muito agradável. Nós gostámos muito, aliás, faço muitas receitas do género desta mudando o ingrediente principal: frango, bacalhau, atum... Esta receita foi tirada do blog O Feitiço da Cozinha, mas vou deixar aqui as minhas quantidades e tempos, já que fiz ligeiramente diferente.  




Ingredientes (6 pessoas):
sal, pimenta e sumo de limão q.b.
180g de pão (fiz com pão da Avó, do dia, pode-se fazer com qualquer um, até mesmo com broa)
3 dentes de alho
2 colheres sopa bem cheias de coentros picados (tenho sempre coentros congelados, se não gostar, substitua por salsa)
1 casquinha pequena de limão (apenas a parte amarela)
200g de cenouras
1 alho francês
1 cebola
50g de azeite
600g de pescada em filetes ou medalhões
300g de batata palha

Ingredientes para o bechamel:
800g de leite
70g de farinha
20g de manteiga
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação bimby:
Comece por temperar o peixe com sal, pimenta moída na altura e sumo de limão. Reserve.
Coloque no copo da bimby o pão, 2 dentes de alho, 1 colher de sopa de coentros e a casquinha de limão e triture 10s/5 e de seguida 5s/7. Reserve.
Pique a cenoura, o alho francês, 1 dente de alho e a cebola 8s/5. Acrescente o azeite e os restantes coentros e leve a refogar 8m/Var/1. 
Acrescente o peixe e deixe cozinhar 10m/100º/CI. Se necessário, a meio da cozedura, desfaça o peixe em pedaços com a ajuda da espátula. Retire o preparado para um pirex e acrescente a batata palha e envolva.
Sem lavar o copo, acrescente o leite, a farinha, a manteiga e os temperos e programe 9m/90º/4. Quando terminar envolva o bechamel no preparado de peixe e batata palha. Cubra com o pão ralado e leve ao forno, aquecido a 200º, durante cerca de 10m, ou até gratinar.






Preparação tradicional:
Comece por temperar o peixe com sal, pimenta moída na altura e sumo de limão. Reserve.
Numa picadora, triture o pão juntamente com 2 dentes de alho, 1 colher de sopa de coentros e a casquinha de limão. Reserve.
Na mesma picadora, pique a cenoura, o alho francês, 1 dente de alho, a cebola e leve a refogar num tacho com o azeite e os restantes coentros.
Quando os legumes estiverem macios acrescente o peixe. Desfaça-o em lascas, se necessário, com a ajuda de uma espátula ou colher de pau. Quando o peixe estiver cozinhado retire para um pirex e acrescente a batata palha e envolva.
Para fazer o molho, derreta a manteiga num tacho e junte-lhe a farinha, mexa bem. Sempre em lume brando vá acrescentando o leite morno, em fio, mexendo sempre com uma vara de arames para evitar a formação de grumos. Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto e deixe cozer em lume brando durante cerca de 10m. Envolva o bechamel no preparado de peixe e batata palha. Cubra com o pão ralado e leve ao forno, aquecido a 200º, durante cerca de 10m, ou até gratinar.






Sem comentários:

Enviar um comentário