19 de dezembro de 2016

Bolo de Mirtilos

Este bolo passou a ser obrigatório no Natal. É absolutamente maravilhoso ou não fosse mais uma receita fantástica da Clara de Sousa. A única coisa que não faço é a cobertura de glacê. Fica perfeito com açúcar em pó, ou mesmo sem nada! Aconselho vivamente a experimentarem! Boas festas!





Ingredientes:
MASSA:

350g farinha T55 c/ fermento (farinha para bolos) + 1 colher de chá para juntar aos mirtilos
1 colher de chá de fermento em pó
Meia colher de chá de sal fino
220g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
200g de açúcar
180g de açúcar amarelo
4 ovos L
1 colher de chá de extracto de baunilha
2 iogurtes naturais (125gx2) - eu uso gregos
250g de mirtilos frescos (não usar frutos congelados)
Raspa de 1 limão
Manteiga ou spray para untar a forma

GLACÊ PARA COBERTURA*:
200g açúcar em pó
40ml sumo de limão
*em alternativa, pode polvilhar apenas com açúcar em pó q.b.

Preparação:
Numa taça, misture a farinha, o fermento em pó e o sal. Mexa e reserve. Noutra taça junte a manteiga e os açúcares e bata a alta velocidade até ficar um creme homogéneo. Se necessário, use uma espátula para soltar o creme que se agarra às paredes da taça. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada nova adição. Junte o extracto de baunilha. Reduza a velocidade e junte a farinha em três vezes, intercalada com os iogurtes (1/3 da farinha - 1 iogurte - 1/3 da farinha - 1 iogurte - 1/3 da farinha), batendo até ficar incorporado, antes de uma nova adição.

Numa taça pequena, coloque os mirtilos, a raspa do limão e a colher de chá de farinha e misture bem para que a farinha se agarre aos frutos (isto evitará que eles “caiam” para o fundo da forma), e envolva-os delicadamente na massa do bolo. Unte muito bem uma forma média com buraco. Verta-lhe a massa e dê-lhe umas pancadas sobre a bancada, para a massa encaixar bem em todos os recantos (isto é particularmente importante na forma BUNDT, que usei, já que é ondulada). Leve a forno pré-aquecido a 180º C durante 60 a 70 minutos, ou até que, fazendo o teste do palito, este saia seco. Quando estiver cozido, retire do forno e coloque a forma sobre uma grade de arrefecimento.
Deixe que o bolo arrefeça. Quando tiver apenas um calor residual, desenforme-o sobre a grelha de arrefecimento e deixe-o arrefecer totalmente antes de decorar. Se tentar desenformar o bolo ainda quente ele vai desmanchar-se!

FAÇA O GLACÊ: Esprema o sumo do limão e passe-o por um coador. Misture o açúcar em pó com o sumo de limão e bata muito bem com vara de arames para ficar homogéneo. Verta-o sobre o bolo totalmente frio (colocado sobre a grade com um tabuleiro por baixo) e deixe o excedente do glacê escorrer para o tabuleiro. Em alternativa, pode apenas polvilhar o bolo com um pouco de açúcar em pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário