13 de março de 2015

Crumble de frango com linguiça

Ontem experimentei uma receita da revista Bimby de outubro de 2014 que ficou absolutamente maravilhosa. Todos adorámos. E só fiz uma pequena alteração, como cheeseaholic que sou (somos) acrescentei mais queijo ao crumble e acho que fiz muito bem!



Ingredientes (6 pessoas):

Crumble:
40g queijo mozarela
60g queijo da ilha
75g de farinha
100g de sobras de pão partido aos pedaços
1 c. chá de concentrado de tomate
75g de manteiga

Frango:
1000g de peito de frango cortado aos cubos
1c. chá de sal
1 pitada de pimenta preta moída na hora
1 limão (raspa e sumo)
30g de azeite
2 dentes de alho
400g de cebola roxa (usei normal) cortada em lâminas
150g de linguiça sem pele cortada às rodelas
200g de água
1 cubo de caldo de galinha natura
1 c. chá de fécula de batata
150g de espinafres baby 



Preparação bimby:
Tempere o frango com sal, pimenta, a raspa e o sumo de limão. Reserve.
Se os queijos não estiverem ralados, rale-os primeiro 5s/9. Adicione os restantes ingredientes do crumble e misture 10s/7. Retire e reserve.
Coloque no copo o azeite e o alho e pique 3s/8. Adicione a cebola e a linguiça  e refogue 5m/Varoma/CI. Adicione a água, o caldo de galinha e a fécula de batata e envolva com a ajuda da espátula. Coloque a varoma com o frango reservado e os espinafres e programe 20m/Varoma/CI. Pré-aqueça o forno a 200º.
Retire o frango e os espinafres para um pirex, envolva com o molho e cubra com o crumble. Leve ao forno a 200º, cerca de 10/15m até dourar. Sirva com arroz branco.


Preparação tradicional:
Tempere o frango com sal, pimenta, a raspa e o sumo de limão. Reserve. Se os queijos não estiverem ralados, rale-os. Numa picadora coloque todos os ingredientes do crumble epique até estar tudo misturado. Reserve.
Num tacho coloque o azeite e o alho bem picado. Leve ao lume a refogar ligeiramente, com cuidado para não deixar queimar. adicione a cebola e a linguiça e refogue uns minutos. Acrescente a água, o caldo de galinha, a fécula de batata e envolva. Acrescente o frango e deixe cozinhar 10 minutos, acrescente os espinafres e cozinhe outros 10 minutos. Retire a mistura de frango para um pirex e cubra com o crumble. Leve ao forno a 200º, cerca de 10/15m até dourar. Sirva com arroz branco.

2 comentários:

  1. que bom aspeto, também adoro queijo mesmo queijo extra nunca é demais.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar