9 de fevereiro de 2013

Lasanha de salmão com camarão e delícias


O salmão é um dos peixes preferidos do mais novo. Assim, cá em casa faz-se salmão de todas as maneiras: massada de salmão, arroz de salmão, salmão grelhado, salmão a vapor, salmão no forno...e agora, para variar, experimentei fazer lasanha de salmão. Não só foi aprovadíssima como fez grande sucesso. Enquanto a lasanha estava no forno ainda fiz uns soufflés de limão para sobremesa, em suma, uma refeição deliciosa.


Ingredientes (6 pessoas):
2 postas de salmão com 450g
1 cebola grande
2 dentes de alho
200g de cenoura
200g de tomate pelado
30g de azeite
250g de miolo de camarão
200g de delícias do mar
sal, pimenta q.b.
Cerca de 15 folhas de lasanha pré-cozinhada (depende da marca, eu uso Milaneza)
Queijo mozzarella ralado q.b.

Ingredientes para o bechamel:
350g da água de cozer o peixe
550g de leite
90g de farinha
30g de manteiga
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação bimby:
Numa panela, ou no microondas  coza o salmão em água com sal, depois de cozido limpe de peles e espinhas, lasque e reserve o peixe e a água da cozedura.
Coloque no copo da bimby a cebola e os dentes de alho e pique 5s/5. Acrescente a cenoura e o tomate com a polpa e triture 10s/5. Coloque o azeite e leve a refogar 7m/100º/1. Acrescente o peixe, as delicias cortadas em três ou quatro pedaços e o camarão. Leve a cozinhar 6m/100º/CI. Tempere a gosto com sal e pimenta.
Para o bechamel coloque no copo todos os ingredientes e programe 10m/90º/4. Ao temperar, não se esqueça que a água do peixe já tinha sal.
Num pirex coloque uma camada de preparado de peixe, bechamel e três folhas de lasanha, repita a operação colocando, por último, folhas de lasanha que serão cobertas pelo restante bechamel. Polvilhe com queijo ralado e leve a forno aquecido a 180º durante 30m.




Preparação tradicional:

Numa panela, ou no microondas, coza o salmão em água com sal, depois de cozido limpe de peles e espinhas, lasque e reserve o peixe e a água da cozedura.
Numa picadora, pique a cebola com os dentes de alho. Leve a refogar, num tacho, com o azeite. Entretanto pique a cenoura e o tomate e acrescente ao refogado. Deixe refogar mais um pouco. Acrescente o peixe, as delicias cortadas em três ou quatro pedaços e o camarão. Deixe cozinhar mais 5 minutos.
Para fazer o bechamel, derreta a manteiga num tacho e junte-lhe a farinha, mexa bem. Sempre em lume brando vá acrescentando a água da cozedura do peixe e o leite morno, em fio, mexendo sempre com uma vara de arames para evitar a formação de grumos. Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto. Ao temperar, não se esqueça que a água do peixe já tinha sal. 
Num pirex coloque uma camada de preparado de peixe, bechamel e três folhas de lasanha, repita a operação colocando, por último, folhas de lasanha que serão cobertas pelo restante bechamel. Polvilhe com queijo ralado e leve a forno aquecido a 180º durante 30m.




2 comentários:

  1. Quando diz 2 postas de salmão com 450 gr quer dizer 450 gr cada posta ou no total das 2 postas??

    ResponderEliminar