13 de outubro de 2017

Manteiga de amêndoa

Aqui em casa voltou-se aos velhos tempos em que se fazia tudo de raiz. Nada de comprar produtos industrializados e processados, sem fundamentalismos, claro. Assim, como as bolachas para agradar o adolescente cá do sítio já só são feitas em casa, parte dos ingredientes são feitos também cá em casa. Compramos só a matéria prima. Neste caso a Bimby é, sem dúvida, uma boa ajuda. Independentemente do nosso estilo de alimentação, não deixa de ser uma ajuda preciosa. Quem diz a Bimby, diz qualquer outro processador de alimentos com mais ou menos as mesmas funções. Costumo fazer dois tipos de cookies de chocolate para o meu filho e ambas as receitas levam manteiga de amêndoa. Compro as amêndoas com pele e faço a manteiga de amêndoa na Bimby. O que sobrar guarda-se no frigorífico. Pode durar até um mês, mas aqui não dura tanto. Há quem use, também, a manteiga de amêndoa, para barrar panquecas, pedaços de fruta e cenoura, por exemplo, há quem coloque no iogurte grego...enfim, o que a imaginação ditar. Cá por casa tem servido apenas para fazer os cookies de chocolate! 



Ingredientes:
400g de amêndoas com pele

1/2 colher de sobremesa de sal marinho ou flor de sal 

 

Preparação:

Aqueça o forno a 150º e coloque as amêndoas num tabuleiro a tostar cerca de 10/15 minutos. Ao fim de 12 minutos verifique se já estão tostadas (consegue, até, perceber pelo cheirinho maravilhoso que se liberta) para não queimarem. No meu forno 12 minutos tem sido o tempo suficiente. Retire-as e deixe arrefecer. Coloque na bimby e triture na velocidade 7. Inicialmente as amêndoas vão-se transformar em farinha e com a continuação vão-se transformar em manteiga. Se necessário pare a bimby e limpe as paredes da bimby com uma espátula para retirar a farinha de amêndoa que aí se acumular. Se utilizar uma liquidificadora, por exemplo, pode demorar algum tempo até se transformar em manteiga, é preciso ter paciência. Na bimby tem demorado cerca de 2 minutos mas há quem demore 5 minutos, pode depender da amêndoa e da gordura que ela liberta.




4 comentários:

  1. Faço estas manteigas em casa há já algum tempo. É muito fácil e fica muito mais saudável! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É normal ela ficar espessa, que não seja assim muito fácil de barrar? Ou é suposto ficar mais líquida? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Ana. A manteiga de amêndoa fica espessa, não líquida mas dá para barrar. Pode ter que deixar mais uns minutos a triturar se não quiser tão espessa de modo a que liberte mais gordura. Espero ter ajudado.

      Eliminar