3 de outubro de 2017

Pescada cozida com couve, brócolos salteados e pimentos assados

A refeição de hoje fez-me viajar no tempo. Soube-me tão, tão bem que apesar de ser um prato tão básico eu tinha mesmo que lhe fazer referência. Graças à Peixinho da Lota eu pude saborear uma pescada como há muito não saboreava. Desde o tempo em que a minha mãe a fazia cozida com ovo e feijão verde. E o que eu gostava daquilo. Já não me lembrava que a pescada sabia tão bem. Não fiz com feijão verde, que não tinha, mas fiz com brócolos, salteados para os adultos e apenas cozidos para o filhote, que adora brócolos, couve e pimentos assados que eu amo e acho que era capaz de comer todos os dias sem enjoar!



Ingredientes:
3 pescadas brancas do mar

3 ovos cozidos 
couve cozida (neste caso uma mistura de lombarda e coração, para acabar com as que aqui andavam)
pimentos vermelhos e/ou verdes assados 
Brócolos cozidos e salteados
2/3 dentes de alho
sal, azeite q.b

Preparação:
Coza os legumes, exceto os pimentos, os ovos e o peixe em recipientes diferentes e em água temperada com sal. Corte os pimentos ao meio, coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele-os com azeite. Leve à parte superior do forno aquecido a 200º, durante cerca de 20/30 minutos. Retire-os, deixe arrefecer, tire a pele e corte aos pedaços. Tempere com sal, azeite e vinagre. Por vezes também coloco no forno a assar uma cebola envolta em papel de alumínio que depois junto aos pimentos. 
Escorra a couve e tempere com alho, vinagre e azeite extra virgem. Escorra os brócolos e pode servir apenas com azeite ou salteá-los num wook ou frigideira com azeite aquecido e dentes de alho. O peixe, cada um temperou a gosto, eu temperei com azeite e vinagre, antigamente costumava temperar também com alho, mas já tinha os brócolos e a couve com alho e não quis abusar!

Sem comentários:

Enviar um comentário