22 de fevereiro de 2015

Bifes com molho de cerveja

Perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe. Esta refeição é isso mesmo. Para fazer muito raramente porque o molho deste prato é uma bomba calórica. Gosto muito dos bifes e molho da Portugália e este é o mais parecido que eu encontrei. Vi esta receita aqui. Para aproveitar as claras, no final da refeição, fizemos, uma espuma de fruta, seguindo esta receita, mas substituindo os morangos por frutos silvestres congelados.



Ingredientes (4 pessoas):

Molho:
160g manteiga
2 c. de sopa rasas de banha
2 /3 dentes de alho
2 folhas louro
2 c. de chá mostarda
200g Cerveja
200g Natas
2 gemas de ovo
1 colher de sopa rasa farinha

Bifes:
4 bifes de vaca
2 colheres de sopa rasas de banha
2 dentes de alho
4 ovos
sal e pimenta q.b

Preparação bimby:
Tempere os bifes de ambos os lados com sal, pimenta e o alho. Reserve enquanto prepara o molho. Para o molho coloque os dentes de alho no copo e pique 5s/5. Acrescente 80g de manteiga, as 2 colheres de banha e programe 5m/varoma/1. Acrescente os restantes 80g de manteiga, as folhas de louro, a mostarda e programe 5m/varoma/CI. Adicione a cerveja e programe 2m/Varoma/CI. Numa taça misture as gemas com as natas. Programe 5m/90º/CI e, com a bimby em movimento, acrescente as mistura das gemas e natas em fio. Remova as folhas de louro e acrescente a farinha. Programe 4m/90º/4. Frite os bifes com a banha e sirva-os com o molho, ovo estrelado e batata frita. Quando terminar a refeição faça a sobremesa e sirva.


Preparação tradicional:
Tempere os bifes de ambos os lados com sal, pimenta e o alho. Reserve enquanto prepara o molho. Numa frigideira, leve ao lume a manteiga, 2 colheres de banha e os dentes de alho bem picados, durante uns minutos. Acrescente as folhas de louro e a mostarda, mexa. Coloque a cerveja e deixe ferver 3 minutos. Numa taça misture as gemas com as natas. Acrescente ao molho e deixe ferver até que fique apurado. Entretanto, frite os bifes com 2 colheres de banha. Sirva os bifes com o molho, ovo estrelado e batata frita.





3 comentários:

  1. com uma refeição assim ficamos sempre bem sastifeitos :D


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Refere programe 5m/90º/CI não percebi qual é a velocidade. CI? Pode explicar pf? É que a receita parece deliciosa : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! CI é Colher Inversa! E sim, esta receita é muito boa! ;)

      Eliminar