23 de janeiro de 2013

Empadão de peixe

Este empadão fica muito saboroso e é uma maneira muito agradável de se comer peixe, para quem for menos apreciador, o que não é o caso cá em casa. O peixe usado, desta vez, foi perca e lombos de pescada, por vezes uso red fish, ou só pescada, o que estiver mais à mão. A receita foi inspirada aqui.




Ingredientes (4 pessoas):
4/5 postas ou lombos de peixe à escolha
4 ovos
2 cebolas
2 dentes de alho
1 folha de louro
4 colheres de sopa de maionese
1 colher sopa de salsa picada
azeite q.b.
800g de batatas
350g de leite
pimenta q.b.
noz-moscada q.b.
1 colher chá de manteiga
sal q.b
1 ovo batido para pincelar

Preparação:
Coza o peixe e os ovos em água temperada com sal, depois de cozidos descasque os ovos e retire peles e espinhas ao peixe e lasque-o. Reserve.

Faça o puré seguindo as instruções do livro base da bimby. Se fizer do modo tradicional, coza as batatas com água e sal. Depois de cozidas, escorra a água e passe as batatas pelo passe-vite. Acrescente a manteiga, o leite e tempere com pimenta e noz-moscada a gosto, mexa bem.

Num tacho leve a cebola, cortada em meias luas, a refogar, juntamente com o azeite, os alhos laminados e a folha de louro. Quando a cebola estiver translucida acrescente o peixe, envolva bem o peixe na cebola e acrescente a maionese e a salsa, envolva novamente.


Num pirex coloque a cebolada de peixe em primeiro lugar, por cima do peixe disponha os ovos cortados em rodelas, de seguida acrescente o puré e alise. Bata um ovo e pincele por cima do puré ou com a ajuda de um garfo.
Leve ao forno, aquecido a 200º, até gratinar.


Sem comentários:

Enviar um comentário