Normalmente o entrecosto cá em casa é grelhado na brasa, mas no inverno, se estiver mau tempo, como tem estado, não apetece ir lá para fora para a churrasqueira, por isso sabe melhor assado no forno. Assim aproveitamos para aquecer a cozinha. Para a Leonor, para além das batatas, fazemos também arroz branco para acompanhar, que ela não dispensa.
Ingredientes: 2 tiras grandes de entrecosto (cerca de 2kg) 4 dentes de alho 1 c. chá de colorau 1 c. chá de cominhos 1 cebola grande ou 2 médias 2,5dl de vinho branco 1/2 folha(s) de louro sal q.b. azeite q.b. alecrim q.b. 1kg de batatas para assar
Preparação: Corte as cebolas às rodelas e cubra com elas o fundo de um tabuleiro de forno. Corte o entrecosto a gosto e coloque em cima da cebola. Pique, numa picadora, os alhos com o colorau, os cominhos, o sal e o azeite. Com esta pasta barre o entrecosto. Polvilhe com alecrim, deite a(s) folha(s) de louro e regue com o vinho. Deixe marinar pelo menos uma hora antes de levar ao forno. Tape com película aderente e reserve no frigorífico. Coloque as batatas, com pele, numa panela com água a ferver temperada com sal, cerca de 10/15 minutos, dependendo do tamanho das batatas. Ao fim deste tempo retire as batatas para uma tábua e com a ajuda de um pano dê um murro em cada uma. Coloque as batatas no tabuleiro à volta do entrecosto. Regue-as com azeite. Em alternativa, descasque batatas, corte-as em cubos e coloque à volta do entrecosto. Antes de levar ao forno coloque pequenos pedaços de banha sobre o entrecosto e acrescente um copo de água pequeno ao tabuleiro. Leve a forno aquecido a 180º cerca de 40/50m.
De repente apetecia-me uma coisa doce. E tendo em conta o dia de hoje, podemos dizer que o amor é um bolo de chocolate e caramelo. (A ideia foi da Leonor) Não fosse este o meu bolo de chocolate preferido. O bolo é da Leonor de Sousa Bastos, da Flagrante Delícia, o nome diz tudo, não é? Se não tiver tempo para fazer o doce de leite, leite condensado cozido também dá, mas não há nada como o doce de leite caseiro.
Ingredientes bolo de chocolate: 60g de cacau 100g de manteiga 120g de óleo de girassol 250g de água 350g de açúcar 225g de farinha com fermento 2 ovos batidos 120g de leite 1/2 c. de chá de bicarbonato de sódio 1 c. de chá de extrato de baunilha Ingredientes para a cobertura de doce de leite: 1 litro de leite 400g de açúcar 200g de natas
Preparação bimby: Bolo de chocolate: Pré-aqueça o forno a 180º. Coloque no copo o cacau, a manteiga, o óleo, a água e programe 7m/90º/1. Adicione o açúcar e a farinha e programe 2m/3. Numa taça bata os ovos, junte o leite, o bicarbonato de sódio, a baunilha e coloque no copo envolvendo durante 1m/3. Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 40m ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. Retire e deixe arrefecer 10 minutos antes de desenformar. Cubra com o doce de leite. Sirva com morangos aos pedaços. Doce de leite: Coloque o leite e o açúcar na bimby e programe 60m/100º/2. Acrescente as natas e programe 20m/Var./5.
Preparação do bolo de chocolate tradicional: Pré-aqueça o forno a 180º. Misture o cacau, a manteiga, o óleo e a água num tacho e leve ao lume até ferver. Retire do lume e junte o açúcar e a farinha, mexendo bem. Bata os ovos, o leite, o bicarbonato de sódio e a baunilha numa taça e junte ao preparado anterior, misturando bem. Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 40m ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. Retire e deixe arrefecer 10 minutos antes de desenformar. Cubra com o doce de leite. Sirva com morangos aos pedaços. Doce de leite: Levar os ingredientes a lume brando, mexendo de vez em quando. É preciso alguma atenção para o doce não vir todo para fora enquanto está a cozinhar. A transformação é lenta e a dada altura deixará de ser líquido para se tornar pastoso. Mas tudo isto ao longo de algumas horas.