18 de outubro de 2015

Bacalhau com natas

Confesso que nestes quase 5 anos que tenho a bimby nunca me tentei a fazer a receita do livro base de bacalhau com natas, isso porque, para mim, bacalhau com natas não se faz com batata palha. Ora acontece que um dia destes apetecia-me bacalhau com natas e tinha pouco tempo para o fazer e por isso pensei "porque não?". Só posso dizer que foi um sucesso cá em casa. O mais novo, que repetiu várias vezes, disse "Tens que fazer este prato frequentemente. É bué de bom!" Pronto, parece que se vai fazer bacalhau com natas mais vezes cá em casa! 


Ingredientes:
2 papo secos
1+2 dentes de alho
1 punhado de coentros frescos
1 cebola grande ou 2 pequenas (cerca de 250g)
50g de azeite
500g de bacalhau demolhado e desfiado
400g de batata palha
Bechamel:
1l de leite magro
100g de farinha
50g de manteiga
sal, pimenta moída na hora e noz moscada
200g de natas para culinária light


Preparação bimby:
Coloque no copo 1 dente de alho, o pão (pode ser duro ou não, eu prefiro mais fresco porque fica mais crocante) e os coentros. Rale 15s/7. Retire e reserve.
Coloque no copo o azeite, o restante alho, a cebola e pique 5s/5. Refogue 5m/Varoma/1. Adicione o bacalhau escorrido e programe 5m/varoma/CI. Coloque num pirex, alternadamente, batata e bacalhau e misture com a ajuda de uma espátula. Pré-aqueça o forno a 180º.
Sem lavar o copo, coloque todos os ingredientes do bechamel, exceto as natas e programe 8m/90º/4. No final deste tempo acrescente as natas e programe 2m/90º/4. Deite por cima do preparado e envolva. Espalhe por cima o pão ralado e leve ao forno cerca de 15 minutos ou até alourar.


Preparação tradicional:
Numa picadora triture 1 dente de alho, o pão (pode ser duro ou não, eu prefiro mais fresco porque fica mais crocante) e os coentros. Retire e reserve.
Coloque num tacho o azeite, o restante alho, a cebola picada (ou em meias luas, se preferir) e refogue uns minutos. Adicione o bacalhau escorrido e deixe mais uns minutos ao lume, até o bacalhau estar cozinhado. Coloque num pirex, alternadamente, batata e bacalhau e misture com a ajuda de uma espátula. Pré-aqueça o forno a 180º.
Para o bechamel, coloque a manteiga num tacho, deixe derreter, junte-lhe a farinha e mexa bem. Sempre em lume brando vá acrescentando o leite morno, em fio, mexendo sempre com a vara de arames. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto e deixe cozer em lume brando durante cerca de 6 minutos. No final deste tempo acrescente as natas e deixe cozinhar mais 2/3 minutos.  Deite por cima do preparado e envolva. Espalhe por cima o pão ralado e leve ao forno cerca de 15 minutos ou até alourar.


14 de outubro de 2015

Penne com requeijão

Uma das massas favoritas dos adultos cá de casa. O mais novo tem a mania que não gosta. Há-de aprender a gostar. É fácil de fazer e super saborosa. A receita é do chefe Henrique Sá Pessoa, fica aqui como eu faço.


Ingredientes:
300g de penne
Azeite q.b.
250g de tomate-cereja
meio pacote de espinafres bebé
1 frasco de azeitonas pretas descaroçadas
2/3 dentes de alho
Tomilho
Sal e pimenta
1 requeijão de Seia


Preparação:
Coza a massa em água com sal a ferver, de acordo com o tempo indicado na embalagem.
Corte os tomates-cereja ao meio e lamine o alho. Escorra a massa depois de pronta e coloque-a numa taça. Junte um fio de azeite para não colar e mexa.
Aqueça azeite com os alhos numa frigideira e junte os espinafres, salteie um pouco e junte as azeitonas pretas, acrescente o tomate no final (nós não gostamos do tomate muito cozinhado) e tempere com tomilho. Retire tudo do lume e junte à massa. Envolva tudo. Tempere com sal, azeite e pimenta. Parta o requeijão de Seia com as mãos e junte ao preparado.




16 de agosto de 2015

Serradura

Esta é daquelas sobremesas que toda a gente gosta e sabe fazer, de tão simples que é, mas por vezes nem me lembro dela. Já estava no arquivo há muito tempo, apesar de cá por casa ter sido substituída, em parte, e a pedido do mais novo, pela mousse de Oreos, é sempre bom tê-la por aqui, para me lembrar que existe.


Ingredientes:
400ml de natas bem frias
1 lata de leite condensado (pode ser light)
1 pacote de bolacha Maria



Preparação:
Pique a bolacha a gosto,pode ficar mais ou menos triturada. Reserve. Bata as natas com a batedeira até ficarem volumosas e consistentes. Acrescente o leite condensado e misture bem. Numa taça, ou tacinhas, faça camadas de creme e bolacha. Termine com bolacha triturada em menor quantidade. Leve ao frigorífico durante 4/5 horas ou de um dia para o outro.

4 de agosto de 2015

Quiche de cogumelos e mozarela

Por aqui somos fãs de tartes e quiches, são fáceis de fazer e se se fizer com massa já pronta, são também muito rápidas. Podem-se fazer variações infinitas, ao gosto de cada um. Acompanhadas por uma salada fazem uma refeição completa. Esta foi inspirada numa receita online da Mulher Moderna na Cozinha. O mais novo adorou esta por causa do queijo, ao contrário da de queijo de cabra, por isso vou fazer muitas mais vezes. Não fiz na Bimby, mas o recheio é facilmente adaptável à bimby. 



Ingredientes:
1 massa folhada de compra (se preferir, quebrada)
Azeite q.b.
2 cebolas não muito grandes
1 alho francês
250g de cogumelos frescos
100g de bacon aos quadrados
4 ovos
2dl de natas light
2 queijos mozarela de búfala 
sal, mistura de pimentas e orégãos q.b.




Preparação:
Estenda a massa folhada e forre com ela uma tarteira aproveitando o papel vegetal e pique o fundo com um garfo. Corte as cebolas às meias luas fininhas (eu uso um cortador de legumes ou mandolina) e leve a refogar com o azeite. Adicione o alho-francês cortado em rodelas finas e os cogumelos cortados em quartos. Acrescente o bacon em cubos. Tempere com sal, a pimenta moída na hora, orégãos e salteie. Retire do lume e coloque na tarteira.
Bata os ovos juntamente com as natas, tempere com sal e pimenta e deite sobre a mistura de cogumelos. Coloque o queijo cortado em rodelas por cima. Polvilhe com orégãos. Leve ao forno aquecido a 200º e deixe cozinhar durante 25 minutos. Acompanhe com uma salada.



2 de agosto de 2015

Delícia de maracujá com queijo-creme

Esta sobremesa, da revista Robot de Cozinha de fevereiro, assemelha-se muito ao creme de cheesecake. Portanto, é ótima para quem adora sobremesas com queijo-creme. Coloquei no congelador depois de a fazer (fiz de manhã para comer ao almoço) e comer esta sobremesa geladinha num dia de calor soube divinamente.


Ingredientes:
1 lata de polpa de maracujá
150g de açúcar (no original 200g)
5 folhas de gelatina (no original 8)
400g de natas frias
400g de queijo-creme
150g de palitos de champanhe
Leite q.b 


Preparação bimby:
Coloque as folhas de gelatina a demolhar numa taça com água. Deite 350g de polpa de maracujá na bimby, junte o açúcar e programe 5m/Varoma. Escorra as folhas de gelatina e adicione-as ao copo pela tampa quando estiver quase a terminar. Retire e deite numa tijela para arrefecer um pouco.
Lave e limpe o copo, deixe-o arrefecer e coloque a borboleta. Junte as natas  e bata 2,30m/4. Acrescente o queijo-creme e misture 20s/4. Deite pelo copo a mistura de maracuja e envolva na vel. 3 durante 20s.
Numa taça funda disponha alternadamente o creme de maracujá e os palitos de champanhe passados em leite. Leve ao frio para solidificar e até servir. Sirva decorado com a restante polpa de maracujá.


Preparação tradicional:
Coloque as folhas de gelatina a demolhar numa taça com água. Deite 350g de polpa de maracujá num tachinho, junte o açúcar e leve ao lume durante cerca de 5 minutos mexendo sempre. Escorra as folhas de gelatina e adicione-as ao maracujá mexendo até derreter a gelatina. Retire e deite numa tijela para arrefecer um pouco.
Bata as natas numa taça, no final acrescente o queijo-creme. Adicione o preparado de maracujá e envolva.
Numa taça funda disponha alternadamente o creme de maracujá e os palitos de champanhe passados em leite. Leve ao frio para solidificar e até servir. Sirva decorado com a restante polpa de maracujá.

Arroz de pato com farinheira

Há quem diga que o bom arroz de pato tem que ser assado antes de ser desfiado. Eu não o asso e acho que fica mesmo muito bom. Adoro arroz de pato e, curiosamente, não faço muitas vezes. Desta vez fiz para matar as saudades e ficou maravilhoso. Eu coloco farinheira porque acho que dá mais gosto e porque adoro, só tem que ser de boa qualidade. Quem não gostar pode, perfeitamente, não colocar.



Ingredientes:
1 pato com 2,5 kg
3 canecas de arroz agulha
1 cebola grande
7 cravinhos
1 ou 2 folhas de louro
sal e pimenta q.b.
1 chouriço mouro ou outro chouriço de carne de boa qualidade
1 farinheira


Preparação:
Prepare o pato retirando a gordura e a pele, exceto a das asas e de uma perna, e corte-o em pedaços. Coloque o pato numa panela e cubra com água. Tempere com sal, pimenta, acrescente o louro, a cebola com os cravinhos espetados e o chouriço. Quando a água estiver a ferver coza a farinheira, com um palito espetado em cada uma das pontas (para a farinheira não rebentar), durante 10 minutos. Retire e reserve. Deixe o pato cozer durante cerca de 50 minutos ou até a carne se soltar dos ossos. Retire o pato, reservando o caldo da cozedura, deixe arrefecer e desfie a carne. Corte os enchidos às rodelas e reserve. Coe 5 canecas do caldo da cozedura do pato, coloque num tacho, acrescente mais 1 caneca de água e leve ao lume. Acrescente à água alguma carne desfiada e algumas rodelas de chouriço e de farinheira, reservando as restantes. Quando a água estiver a ferver acrescente o arroz, retifique os temperos e deixe cozer por 10 minutos. Coloque uma parte do arroz num tabuleiro, espalhe o pato desfiado por cima e cubra com o restante arroz. Alise e espalhe em cima as rodelas de chouriço e farinheira reservadas. Leve a forno aquecido a 200º durante 10 a 15 minutos. 


Farinheira já cozida


Baguete recheada com patê de fiambre

Muito mais fácil de preparar do que o Pão alentejano recheado com patê de chouriço, mas igualmente bom para um almoço com amigos, esta foi a minha escolha para uma dessas ocasiões. A receita original falava em apenas uma baguete das compridas mas nós fizemos uma e meia e o recheio dava à vontade para outra metade, que já não tínhamos. Pode-se fazer e congelar metade, por exemplo, que depois é só levar ao forno. Receita da revista Robot de Cozinha de junho, com alterações.



Ingredientes:
2 baguetes grandes
2 dentes de alho
200g de fiambre
200g de queijo ralado à escolha (mozarela, flamengo, emental...)
Salsa q.b.
250g de maionaise



Preparação bimby:
Corte as baguetes a meio, corte as extremidades e retire parte do miolo, por exemplo, com a ajuda de um cabo de uma colher de pau. Coloque na bimby os dentes de alho, o queijo, o fiambre e a salsa e ligue 15s/6. Passe a espátula para baixar o que ficou nas paredes da bimby, junte a maionese e ligue 20s/6. Recheie o interior das baguetes, com a ajuda de um saco de pasteleiro. Tape as pontas com papel de alumínio, para o recheio não sair, e leve num tabuleiro ao forno aquecido a 200º até ficar quente e tostada. Retire, corte em fatias e sirva.


Preparação tradicional:
Corte as baguetes a meio, corte as extremidades e retire parte do miolo, por exemplo, com a ajuda de um cabo de uma colher de pau. Pique os dentes de alho com o queijo, o fiambre e a salsa até ligar. Junte a maionese e misture bem. Recheie o interior das baguetes, com a ajuda de um saco de pasteleiro. Tape as pontas com papel de alumínio, para o recheio não sair, e leve num tabuleiro ao forno aquecido a 200º até ficar quente e tostada. Retire, corte em fatias e sirva.

25 de julho de 2015

Folhado de salmão, espinafres e requeijão

Uma nova receita absolutamente favorita! Este folhado fica divinal, fiz muito poucas alterações à receita da revista Bimby de Abril. 


Ingredientes:
800g de água
170g de espinafres frescos
360 g de lombos de salmão s/ pele e s/ espinhas (aprox. 2/3 lombos)
50g de azeite
200g de alho francês cortado finamente
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta
200g de natas para culinária light (pode substituir por um iogurte natural)
250g de requeijão 
2 massas folhadas (redondas ou quadradas)
1 ovo
Sementes de sésamo para guarnecer (no original sementes de papoila)



Preparação bimby:
Coloque no copo a água, a Varoma com os espinafres e o tabuleiro da Varoma com o salmão e coza 15m/Varoma/1. Retire a Varoma e reserve, descarte a água.
Coloque no copo o azeite e aqueça 2m/100º/1. Adicione o alho-francês e refogue 6m/Varoma/CI. Adicione o salmão reservado cortado em pedaços e refogue 5m/Varoma/CI. Adicione o sal, a pimenta, os espinafres reservados escorridos, as natas e refogue 4m/Varoma/CI.
Adicione o requeijão e misture 4s/4. Retire e deixe arrefecer.
Aqueça o forno a 180º. Num tabuleiro forrado com papel vegetal coloque uma massa folhada, cubra com o recheio de salmão sem deixar chegar às bordas. Estenda em cima a outra massa folhada pressionando as bordas para fixar. Pincele com o ovo batido e polvilhe com as sementes. Leve ao forno cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva com salada.


Preparação tradicional:
Coza o salmão e reserve. Coloque o azeite num tacho e leve ao lume, quando o o azeite aquecer acrescente o alho francês e deixe regogar uns minutos, acrescente os espinafres até murcharem. Adicione o salmão cortado em pedaços pequenos e refogue cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o sal, a pimenta, as natas e refogue mais uns minutos. Adicione o requeijão e misture bem. Deixe arrefecer.
Aqueça o forno a 180º. Num tabuleiro forrado com papel vegetal coloque uma massa folhada, cubra com o recheio de salmão sem deixar chegar às bordas. Estenda em cima a outra massa folhada pressionando as bordas para fixar. Pincele com o ovo batido e polvilhe com as sementes. Leve ao forno cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva com salada.

5 de abril de 2015

Folar (com ovos moles)

O terceiro folar foi o que deu mais trabalho, mas foi também, na nossa opinião, o melhor, apesar de diferente dos folares a que estou habituada. A receita é da revista Bimby de abril de 2012. A massa é meio folhada e por isso mais trabalhosa, o original leva também doce de chila mas optei por colocar apenas ovos moles. Este foi o último a ser feito mas foi o primeiro a desaparecer. Vou colocar algumas das fotos da revista para ser mais fácil seguir as instruções. No final, o folar cresceu tanto no forno que acabou por não ficar muito bonito, mas compensou em gosto. O original era assim:


Ingredientes p/ a massa:
100g de leite
20 gramas fermento fresco de padeiro ou meia saqueta de fermento seco (cerca de 5g)
20g de manteiga
60g de açúcar
400g de farinha, tipo 65, mais q.b. para polvilhar
2 ovos grandes
2 gemas de ovo
1/2 c. chá de sal

Ingredientes p/ os ovos-moles:
70g de água
120g de açúcar
6 gemas de ovo

Ingredientes p/ montagem do folar:
200g de manteiga à temperatura ambiente
100g doce de chila (não coloquei)
3 ovos cozidos
1 ovo batido para pincelar



Preparação bimby da massa:
Coloque no copo o leite, o fermento, a manteiga e o açúcar e programe 1m/37º/2. Adicione 200g de farinha, os ovos e as gemas e misture 5s/4. Adicione 200g de farinha e o sal e amasse 2m/espiga. Retire, coloque dentro de um saco plástico próprio para alimentos e deixe levedar no frigorífico durante 6 horas.
Preparação bimby dos ovos-moles:
No copo limpo coloque a água e o açúcar e programe 20m/Varoma/1. Retire o copo da base e deixe arrefecer até aos 60º, cerca de 30 minutos. Corte as gemas com a ajuda de uma faca e passe por um passador de rede fina. Deite um pouco de calda sobre as gemas e misture bem. Insira a borboleta, programe 5m/100º/1 e adicione as gemas em fio através do bocal da tampa. Se verificar que os ovos-moles não engrossaram, programe 2-3 minutos/Varoma/1. Retire de imediato os ovos-moles para um recipiente e deixe arrefecer. 
Montagem do folar:
Divida a massa em duas partes iguais e numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo estenda cada parte formando um retângulo de 18x40cm. Sobreponha as duas partes formando uma cruz. Distribua pelo centro desta cruz 200g de manteiga à temperatura ambiente conforme foto1. Dobre os lados para o centro conforme foto 2 e 3. Com a ajuda do rolo estenda a massa em forma de retângulo com aproximadamente 15x45cm e dobre em três partes iguais, com as pontas certas (foto 4). Rode a massa um quarto de volta e estenda novamente, repita o procedimento anterior mais duas vezes. Com a superfície polvilhada com farinha estenda a massa em forma de quadrado, com aproximadamente 35x35 cm, corte 1,5 das bordas e reserve. Barre no centro do quadrados ovos e se colocar doce de chila, coloque-o por cima dos ovos moles. Feche em forma de envelope (foto 5 e 6). Inverta o quadrado e coloque-o num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, dobre os cantos para baixo dando-lhe uma forma arredondada e coloque no centro os ovos cozidos. (foto 8). Com as tiras reservadas decore o folar, não esticando nem prendendo para que a massa possa levedar e cozer. Pincele o folar com o ovo batido e deixe levedar cerca de 15 minutos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 55 minutos, tendo em atenção, a meio do tempo, , de cobrir com uma folha de papel de alumínio para que não queime.




Preparação tradicional da massa:
Coloque numa taça o leite, o fermento, a manteiga e o açúcar e bata com uma vara de arames até envolver bem. Adicione 200g de farinha, os ovos e as gemas e misture. Adicione 200g de farinha e o sal e amasse até integrar bem toda a farinha. Retire, coloque dentro de um saco plástico próprio para alimentos e deixe levedar no frigorífico durante 6 horas.
Preparação tradicional dos ovos-moles:
Num tachinho leve ao lume a água e o açúcar cerca de 20 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer cerca de 30 minutos. Corte as gemas com a ajuda de uma faca e passe por um passador de rede fina. Deite um pouco de calda sobre as gemas e misture bem. Leve novamente a calda ao lume e adicione as gemas em fio mexendo sempre. Se verificar que os ovos-moles não engrossaram, deixe mais 2-3 minutos sem parar de mexer. Retire de imediato os ovos-moles para um recipiente e deixe arrefecer. 
Montagem do folar:
Divida a massa em duas partes iguais e numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo estenda cada parte formando um retângulo de 18x40cm. Sobreponha as duas partes formando uma cruz. Distribua pelo centro desta cruz 200g de manteiga à temperatura ambiente conforme foto1. Dobre os lados para o centro conforme foto 2 e 3. Com a ajuda do rolo estenda a massa em forma de retângulo com aproximadamente 15x45cm e dobre em três partes iguais, com as pontas certas (foto 4). Rode a massa um quarto de volta e estenda novamente, repita o procedimento anterior mais duas vezes. Com a superfície polvilhada com farinha estenda a massa em forma de quadrado, com aproximadamente 35x35 cm, corte 1,5 das bordas e reserve. Barre no centro do quadrados ovos e se colocar doce de chila, coloque-o por cima dos ovos moles. Feche em forma de envelope (foto 5 e 6). Inverta o quadrado e coloque-o num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, dobre os cantos para baixo dando-lhe uma forma arredondada e coloque no centro os ovos cozidos. (foto 8). Com as tiras reservadas decore o folar, não esticando nem prendendo para que a massa possa levedar e cozer. Pincele o folar com o ovo batido e deixe levedar cerca de 15 minutos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 55 minutos, tendo em atenção, a meio do tempo, , de cobrir com uma folha de papel de alumínio para que não queime.



Folar (com requeijão)

O segundo folar que experimentei foi o do livro Receitas com História. Achei curioso o facto de levar requeijão. Também gostámos muito. Fica uma massa ligeiramente diferente. Fiz 2 mais pequenos e tive mais cuidado com o tempo do forno para não cozerem demasiado. Estes não ficaram com uma cor tão viva porque não pincelei com ovo, na altura tinha o pincel na máquina a lavar.



Ingredientes:
2 ovos
170g de açúcar
50g de manteiga
50g de sumo de laranja
200g de requeijão
30g de fermento de padeiro fresco ou 1 saqueta de fermento de padeiro seco
40g de leite
600g de farinha
1 ou 2 ovos para decorar
1 gema de ovo para pincelar

Preparação bimby:
Coloque no copo os ovos , o açúcar, a manteiga, o sumo e programe 5m/37º/3. Adicione o requeijão o fermento, o leite e programe 1m/3. Junte a farinha e programe 40s/3, de seguida programe 2m/esp. Retire, forme uma bola, coloque num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe duplicar de volume  num local morno. Reserve massa para fazer duas ou quatro tiras, conforme faça um ou dois folares. Com a restante massa forme uma ou duas bolas, coloque no centro um ovo, cruze por cima deste as tiras reservadas e pincele com a gema de ovo. Coloque num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Deixe levedar cerca de 30 minutos. leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30minutos. Se necessário cubra com uma folha de papel de alumínio para não queimar.



Preparação tradicional:
Numa taça coloque os ovos, o açúcar, a manteiga derretida, o sumo e bata com a vara de arames até estar bem ligado. Misture o fermento, o requeijão e o leite. Junte a farinha, envolva e amasse à mão até absorver toda a farinha. Se a massa estiver demasiado mole, junte mais um pouco de farinha, amassando bem até começar a descolar-se das paredes da taça. Forme uma bola, coloque num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe duplicar de volume  num local morno. Reserve massa para fazer duas ou quatro tiras, conforme faça um ou dois folares. Com a restante massa forme uma ou duas bolas, coloque no centro um ovo, cruze por cima deste as tiras reservadas e pincele com a gema de ovo. Coloque num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Deixe levedar cerca de 30 minutos. leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30minutos. Se necessário cubra com uma folha de papel de alumínio para não queimar.


Folar (com erva doce)

Este ano decidi fazer 3 folares diferentes. Este já tinha feito, foi uma receita que me deram há muito tempo, no meu tempo de formadora e era a receita de folar da mãe de uma formanda. Na altura só me deram os ingredientes, por isso na preparação, este ano, decidi seguir as instruções de um outro, mas acho que se tivesse colocado todos os ingrediente na Bimby e amassado tinha ficado bem na mesma. Este folar tem, para mim, um gostinho especial. Decidi, por minha autoria, acrescentar-lhe erva-doce e canela e esse gostinho lembra-me sempre a Páscoa, não sei bem porquê. Este em particular ficou um pouco cozido mas de sabor está ótimo.



Ingredientes:
125g de açúcar
1 limão
65g de manteiga
5 ovos (mais para decorar)
1 saqueta de fermento seco de padeiro
500g de farinha
1c. chá erva-doce
1c. chá canela
1 pitada de sal
farinha para polvilhar

Preparação bimby:
Coloque o açúcar e a casca de limão (só a parte amarela) no copo e programe 30s/9. Acrescente os ovos e a manteiga e bata 5m/37º/3. Deite o fermento e misture 30s/3, de seguida coloque a farinha, a erva-doce, a canela e o sal e mexa 40s/3 e logo de seguida amasse 2m/esp. Se achar que a massa está demasiado mole junte mais um pouco de farinha e programe mais 1m/esp. Leve a levedar em local aquecido (eu coloco no forno aquecido a 50º) até duplicar de volume. Polvilhe a bancada com farinha, coloque a massa e amasse mais um pouco à mão, polvilhando mais, se necessário. Tire massa para 2 tiras e forme uma bola. Coloque 1 ou 2 ovos cozidos ao centro e cruze as tiras por cima. Pincele com ovo batido. Deixe levedar mais 30 minutos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos. Se necessário cubra com uma folha de papel de alumínio para não queimar.


Preparação tradicional:
Numa taça coloque os ovos, a manteiga derretida, a raspa do limão e o açúcar e bata com a vara de arames até estar bem ligado. Misture o fermento, a farinha, a erva-doce, a canela e a pitada de sal, envolva e amasse à mão até absorver toda a farinha. Se a massa estiver demasiado mole, junte mais um pouco de farinha, amassando bem até começar a descolar-se das paredes da taça. Cubra com um pano e deixe levedar em local aquecido até duplicar de volume. Polvilhe a bancada com farinha, coloque a massa e amasse mais um pouco à mão, polvilhando mais, se necessário. Tire massa para 2 tiras e forme uma bola. Coloque 1 ou 2 ovos cozidos ao centro e cruze as tiras por cima. Pincele com ovo batido. Deixe levedar mais 30 minutos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos. Se necessário cubra com uma folha de papel de alumínio para não queimar.



26 de março de 2015

Tarte de queijo de cabra com cogumelos

Como gosto muito de queijo de cabra, quando vi esta receita na revista Robot de Cozinha de Novembro de 2014, coloquei logo na lista das receitas a experimentar. Entretanto descobrimos que o mais novo não gosta de queijo de cabra, o que é uma pena, porque esta tarte fica muito boa. Talvez um dia venha a gostar, pelo sim pelo não fica registada porque esta é para repetir. Não fiz a massa porque tinha aqui massa folhada que precisava gastar mas deixo a receita.


Ingredientes:


Massa:
80g de margarina
50g de água
1 ovo
250 farinha
1 pitada de sal
farinha para polvilhar
Recheio:
300g de cogumelos frescos
4 dentes de alho
40g de azeite
150g de leite
2 rolos de queijo de cabra (chèvre) aprox. 100g cada
6 ovos
Orégãos, sal e pimenta q.b.



Preparação bimby:
Coloque a margarina e água no copo, junte o ovo, uma pitada de sal e a farinha, ligue 30s/6. Retire a massa, enrole-a e reserve.
Arranje e lave os cogumelos e corte-os em quartos. Descasque os alhos, deite-os no copo e pique 30s/6. Passe a espátula, adicione o azeite e programe 2m/100º/1. Junte os cogumelos, tempere com sal, pimenta e orégãos e programe 5m/100º/CI.
Estenda a massa polvilhada com farinha, forre uma tarteira, apare os bordos, pique o fundo com um garfo, espalhe os cogumelos e disponha os queijos cortados em rodelas. Coloque o leite com os 6 ovos no copo, tempere com sal e pimenta e bata 10s/6. Verta na tarteira e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30/35 minutos.


Preparação tradicional:
Misture todos os ingredientes da massa e amasse bem. Enrole-a numa bola e reserve. 
Arranje e lave os cogumelos e corte-os em quartos. Descasque os alhos, pique-os muito bem e coloque num tacho com o azeite. Leve a refogar, com cuidado para não os deixar queimar. Junte os cogumelos, tempere com sal, pimenta e orégãos e cozinhe cerca de 5 minutos.
Estenda a massa polvilhada com farinha, forre uma tarteira, apare os bordos, pique o fundo com um garfo, espalhe os cogumelos e disponha os queijos cortados em rodelas. Bata o leite com os 6 ovos e tempere com sal e pimenta. Verta na tarteira e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30/35 minutos.


13 de março de 2015

Crumble de frango com linguiça

Ontem experimentei uma receita da revista Bimby de outubro de 2014 que ficou absolutamente maravilhosa. Todos adorámos. E só fiz uma pequena alteração, como cheeseaholic que sou (somos) acrescentei mais queijo ao crumble e acho que fiz muito bem!



Ingredientes (6 pessoas):

Crumble:
40g queijo mozarela
60g queijo da ilha
75g de farinha
100g de sobras de pão partido aos pedaços
1 c. chá de concentrado de tomate
75g de manteiga

Frango:
1000g de peito de frango cortado aos cubos
1c. chá de sal
1 pitada de pimenta preta moída na hora
1 limão (raspa e sumo)
30g de azeite
2 dentes de alho
400g de cebola roxa (usei normal) cortada em lâminas
150g de linguiça sem pele cortada às rodelas
200g de água
1 cubo de caldo de galinha natura
1 c. chá de fécula de batata
150g de espinafres baby 



Preparação bimby:
Tempere o frango com sal, pimenta, a raspa e o sumo de limão. Reserve.
Se os queijos não estiverem ralados, rale-os primeiro 5s/9. Adicione os restantes ingredientes do crumble e misture 10s/7. Retire e reserve.
Coloque no copo o azeite e o alho e pique 3s/8. Adicione a cebola e a linguiça  e refogue 5m/Varoma/CI. Adicione a água, o caldo de galinha e a fécula de batata e envolva com a ajuda da espátula. Coloque a varoma com o frango reservado e os espinafres e programe 20m/Varoma/CI. Pré-aqueça o forno a 200º.
Retire o frango e os espinafres para um pirex, envolva com o molho e cubra com o crumble. Leve ao forno a 200º, cerca de 10/15m até dourar. Sirva com arroz branco.


Preparação tradicional:
Tempere o frango com sal, pimenta, a raspa e o sumo de limão. Reserve. Se os queijos não estiverem ralados, rale-os. Numa picadora coloque todos os ingredientes do crumble epique até estar tudo misturado. Reserve.
Num tacho coloque o azeite e o alho bem picado. Leve ao lume a refogar ligeiramente, com cuidado para não deixar queimar. adicione a cebola e a linguiça e refogue uns minutos. Acrescente a água, o caldo de galinha, a fécula de batata e envolva. Acrescente o frango e deixe cozinhar 10 minutos, acrescente os espinafres e cozinhe outros 10 minutos. Retire a mistura de frango para um pirex e cubra com o crumble. Leve ao forno a 200º, cerca de 10/15m até dourar. Sirva com arroz branco.

22 de fevereiro de 2015

Bifes com molho de cerveja

Perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe. Esta refeição é isso mesmo. Para fazer muito raramente porque o molho deste prato é uma bomba calórica. Gosto muito dos bifes e molho da Portugália e este é o mais parecido que eu encontrei. Vi esta receita aqui. Para aproveitar as claras, no final da refeição, fizemos, uma espuma de fruta, seguindo esta receita, mas substituindo os morangos por frutos silvestres congelados.



Ingredientes (4 pessoas):

Molho:
160g manteiga
2 c. de sopa rasas de banha
2 /3 dentes de alho
2 folhas louro
2 c. de chá mostarda
200g Cerveja
200g Natas
2 gemas de ovo
1 colher de sopa rasa farinha

Bifes:
4 bifes de vaca
2 colheres de sopa rasas de banha
2 dentes de alho
4 ovos
sal e pimenta q.b

Preparação bimby:
Tempere os bifes de ambos os lados com sal, pimenta e o alho. Reserve enquanto prepara o molho. Para o molho coloque os dentes de alho no copo e pique 5s/5. Acrescente 80g de manteiga, as 2 colheres de banha e programe 5m/varoma/1. Acrescente os restantes 80g de manteiga, as folhas de louro, a mostarda e programe 5m/varoma/CI. Adicione a cerveja e programe 2m/Varoma/CI. Numa taça misture as gemas com as natas. Programe 5m/90º/CI e, com a bimby em movimento, acrescente as mistura das gemas e natas em fio. Remova as folhas de louro e acrescente a farinha. Programe 4m/90º/4. Frite os bifes com a banha e sirva-os com o molho, ovo estrelado e batata frita. Quando terminar a refeição faça a sobremesa e sirva.


Preparação tradicional:
Tempere os bifes de ambos os lados com sal, pimenta e o alho. Reserve enquanto prepara o molho. Numa frigideira, leve ao lume a manteiga, 2 colheres de banha e os dentes de alho bem picados, durante uns minutos. Acrescente as folhas de louro e a mostarda, mexa. Coloque a cerveja e deixe ferver 3 minutos. Numa taça misture as gemas com as natas. Acrescente ao molho e deixe ferver até que fique apurado. Entretanto, frite os bifes com 2 colheres de banha. Sirva os bifes com o molho, ovo estrelado e batata frita.





15 de fevereiro de 2015

Cordon Bleu de peru no forno

Esta receita é mesmo muito boa, nada difícil e mais saudável que a original. Encontrei-a no site da Bimboca e está desde então nos favoritos. Experimentei fazer no forno e ficou maravilhosa. Sem dúvida a repetir, várias vezes.



Ingredientes (6 pessoas):
6 bifes de peru
sumo limão q.b.
6 fatias de fiambre 
12 fatias de queijo 
1/2 ovos
Palitos
Para o pão ralado aromatizado:
2/3 pães de véspera 
salsa q.b
1/2 dentes de alho

Antes de ir ao forno

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200º. Tempere os bifes com sal, pimenta e um pouco de sumo de limão. Numa picadora ou na bimby, rale o pão com a salsa e os dentes de alho. Se o pão estiver seco consegue com que fique um ralado mais fino, se o pão estiver mais fresco fica um ralado mais grosseiro, que eu prefiro, porque no forno fica mais crocante. Eu faço sempre a mais e congelo, serve por exemplo para polvilhar alguns pratos que vão ao forno. Estenda os bifes e coloque sobre eles uma fatia de fiambre e duas de queijo. Enrole-os com cuidado e com os palitos feche as extremidades. Passe os bifes pelo ovo batido e a seguir pelo pão ralado. Coloque num recipiente de ir ao forno e leve ao forno já quente cerca de 20/25 minutos. Pode acompanhar com este arroz, ou outro acompanhamento à escolha e uma boa salada. 

Arroz de passas e pinhões

Um acompanhamento muito saboroso para várias ocasiões. Só não faço mais vezes devido ao preço dos pinhões. 





Ingredientes (para 2 pessoas):

1 cebola pequena
1 dente de alho
azeite q.b.
1 caneca (pequena) de arroz vaporizado
2 canecas de água
1 caldo de galinha natura
passas e pinhões q.b.


Preparação:
Pique a cebola e o dente de alho, leve a refogar num tacho com um pouco de azeite. Quando a cebola estiver translúcida acrescente o arroz e deixe fritar um pouco, mexendo sempre. Acrescente a água e o caldo de galinha. Mexa para desfazer o caldo. Quando a água estiver quase evaporada acrescente as passas e os pinhões e misture.

13 de fevereiro de 2015

Bolo de baunilha e morango

Agora que começam a aparecer os morangos não há desculpa para não fazer este bolo absolutamente maravilhoso. A receita é do blog Flagrante Delícia e é isso mesmo que este bolo é. Ainda vão a tempo de o fazer para amanhã!



Ingredientes cobertura:
90 g de farinha de trigo T55
100 g de manteiga fria cortada em pequenos cubos
90 g de açúcar amarelo


Ingredientes massa:
180 g de manteiga amolecida
250 g de açúcar
3 ovos batidos
1 colher de chá de aroma de baunilha
190 g de farinha com fermento
400 g de morangos sem pé e cortados em quartos
15 g açúcar 



Preparação bimby:
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Untar com manteiga e forrar com papel vegetal uma forma de fundo amovível com cerca de 24 cm de diâmetro, eu limitei-me a untar a forma com óleo em spray e farinha.

Para a cobertura, misturar a farinha e o açúcar amarelo, colocar no copo, juntar a manteiga e misturar uns seg. na Vel. 4, deve ficar uma massa granulosa, portanto fazer 5s de cada vez, nunca mais de 15s. Reservar refrigerada.
Para a massa, bater o açúcar com a manteiga 3m/4, até estar um preparado cremoso e esbranquiçado.
Juntar os ovos, aos poucos, sem parar de bater na velocidade 3 e depois adicionar a baunilha.
Acrescentar a farinha e bater na Vel.2 e apenas até misturar todos os ingredientes.
Deitar a massa na forma, alisando bem a superfície e cobrir com os morangos, pressionando-os levemente na massa.
Espalhar o açúcar sobre os morangos e distribuir uniformemente a cobertura.
Cozer cerca de 1 hora ou até que um palito inserido no centro saia seco.
Retirar do forno e deixar arrefecer durante cerca de 10 minutos antes de desenformar.

Sugestão: Servir acompanhado de natas líquidas ou batidas com açúcar


Preparação tradicional:
Fazer como na receita original: aqui.

31 de janeiro de 2015

Mousse de lima

Uma sugestão de sobremesa para o fim de semana. Há imenso tempo que queria experimentar esta mousse de lima do primeiro livro da Clara de Sousa. Não devia ter esperado tanto. É tão fácil de fazer que não utilizei a bimby. Fica muito cremosa e fresca. 




Ingredientes:
0,5l de natas (bem frias)
1 lata de leite condensado
4 limas (sumo e raspa)
Fatias de lima (opcional)



Preparação:
Coloque numa taça as natas bem frias. Junte o leite condensado e envolva. Bata com a batedeira e acrescente metade da raspa das limas. Sem parar de bater misture o sumo das limas em fio. A mousse engrossa bastante nesta fase. Coloque numa taça ou em tacinhas. Decore com a restante raspa das limas e 3 ou 4 fatias de lima cortadas em meia-lua.