18 de outubro de 2015

Bacalhau com natas

Confesso que nestes quase 5 anos que tenho a bimby nunca me tentei a fazer a receita do livro base de bacalhau com natas, isso porque, para mim, bacalhau com natas não se faz com batata palha. Ora acontece que um dia destes apetecia-me bacalhau com natas e tinha pouco tempo para o fazer e por isso pensei "porque não?". Só posso dizer que foi um sucesso cá em casa. O mais novo, que repetiu várias vezes, disse "Tens que fazer este prato frequentemente. É bué de bom!" Pronto, parece que se vai fazer bacalhau com natas mais vezes cá em casa! 


Ingredientes:
2 papo secos
1+2 dentes de alho
1 punhado de coentros frescos
1 cebola grande ou 2 pequenas (cerca de 250g)
50g de azeite
500g de bacalhau demolhado e desfiado
400g de batata palha
Bechamel:
1l de leite magro
100g de farinha
50g de manteiga
sal, pimenta moída na hora e noz moscada
200g de natas para culinária light


Preparação bimby:
Coloque no copo 1 dente de alho, o pão (pode ser duro ou não, eu prefiro mais fresco porque fica mais crocante) e os coentros. Rale 15s/7. Retire e reserve.
Coloque no copo o azeite, o restante alho, a cebola e pique 5s/5. Refogue 5m/Varoma/1. Adicione o bacalhau escorrido e programe 5m/varoma/CI. Coloque num pirex, alternadamente, batata e bacalhau e misture com a ajuda de uma espátula. Pré-aqueça o forno a 180º.
Sem lavar o copo, coloque todos os ingredientes do bechamel, exceto as natas e programe 8m/90º/4. No final deste tempo acrescente as natas e programe 2m/90º/4. Deite por cima do preparado e envolva. Espalhe por cima o pão ralado e leve ao forno cerca de 15 minutos ou até alourar.


Preparação tradicional:
Numa picadora triture 1 dente de alho, o pão (pode ser duro ou não, eu prefiro mais fresco porque fica mais crocante) e os coentros. Retire e reserve.
Coloque num tacho o azeite, o restante alho, a cebola picada (ou em meias luas, se preferir) e refogue uns minutos. Adicione o bacalhau escorrido e deixe mais uns minutos ao lume, até o bacalhau estar cozinhado. Coloque num pirex, alternadamente, batata e bacalhau e misture com a ajuda de uma espátula. Pré-aqueça o forno a 180º.
Para o bechamel, coloque a manteiga num tacho, deixe derreter, junte-lhe a farinha e mexa bem. Sempre em lume brando vá acrescentando o leite morno, em fio, mexendo sempre com a vara de arames. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto e deixe cozer em lume brando durante cerca de 6 minutos. No final deste tempo acrescente as natas e deixe cozinhar mais 2/3 minutos.  Deite por cima do preparado e envolva. Espalhe por cima o pão ralado e leve ao forno cerca de 15 minutos ou até alourar.


14 de outubro de 2015

Penne com requeijão

Uma das massas favoritas dos adultos cá de casa. O mais novo tem a mania que não gosta. Há-de aprender a gostar. É fácil de fazer e super saborosa. A receita é do chefe Henrique Sá Pessoa, fica aqui como eu faço.


Ingredientes:
300g de penne
Azeite q.b.
250g de tomate-cereja
meio pacote de espinafres bebé
1 frasco de azeitonas pretas descaroçadas
2/3 dentes de alho
Tomilho
Sal e pimenta
1 requeijão de Seia


Preparação:
Coza a massa em água com sal a ferver, de acordo com o tempo indicado na embalagem.
Corte os tomates-cereja ao meio e lamine o alho. Escorra a massa depois de pronta e coloque-a numa taça. Junte um fio de azeite para não colar e mexa.
Aqueça azeite com os alhos numa frigideira e junte os espinafres, salteie um pouco e junte as azeitonas pretas, acrescente o tomate no final (nós não gostamos do tomate muito cozinhado) e tempere com tomilho. Retire tudo do lume e junte à massa. Envolva tudo. Tempere com sal, azeite e pimenta. Parta o requeijão de Seia com as mãos e junte ao preparado.