27 de fevereiro de 2013

Torta de cenoura

Uma receita perdida num livro antigo. Cenouras de sobra. Resultado: torta de cenoura. E como tudo o que é de cenoura é do agrado do Júlio, o sucesso desta receita era garantido. E assim foi.


Ingredientes:
600g de cenoura
1 pau de canela
1 laranja (raspa e sumo)
300g de açúcar
4 ovos
4 c. sopa farinha
1 c. chá de fermento
canela q.b. para polvilhar

Preparação bimby:
Coloque a cenoura no copo, partida aos pedaços, acrescente um pau de canela, cubra com água e coza 25m/100º/CI. 
Escorra a água com a ajuda do cesto, retire o pau de canela, acrescente a casca da laranja (apenas a parte laranja) e triture 25s/8. Verifique se ficou bem triturado, se necessário triture mais uns segundos. Acrescente o sumo da laranja e o açúcar e bata 20s/3. Com a bimby a trabalhar na velocidade três, acrescente os ovos, pelo buraco da tampa, um a um. Ainda na velocidade 3, acrescente a farinha com o fermento.
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal untado e leve a forno aquecido a 180º, durante 20 minutos. Desenforme para cima de um pano de cozinha bem polvilhado com açúcar. Polvilhe com canela e enrole com a ajuda do pano.





Preparação tradicional:
Coza a cenoura numa panela com água, juntamente com um pau de canela. Quando a cenoura estiver cozida escorra a água e retire o pau de canela e triture a cenoura com a varinha mágica. Acrescente a raspa e o sumo da laranja e o açúcar. Misture bem, Acrescente os ovos um a um, batendo sempre. Acrescente a farinha com o fermento e misture.
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal untado e leve a forno aquecido a 180º, durante 20 minutos. Desenforme para cima de um pano de cozinha bem polvilhado com açúcar. Polvilhe com canela e enrole com a ajuda do pano.



22 de fevereiro de 2013

Empadão de atum com bechamel


Receita muito simples mas que tem lugar cativo na ementa cá de casa. Acabo por não repetir muitas receitas porque tenho sempre novas para experimentar mas esta tento colocar na ementa mensal sempre que é possível, já que faz as delícias de todos nós.


Ingredientes (4/5 pessoas):
Puré:
1 kg de batatas descascadas
350g de leite
1 colher de chá de manteiga
sal, pimenta e noz moscada q.b.
1 ovo batido para pincelar
Bechamel:
1 cebola
500g de leite
50g de farinha
25g de manteiga
sal, pimenta e noz moscada q.b.
3 latas de atum

Preparação Bimby:
Coloque as batatas aos cubos no copo, acrescente o leite e sal e programe 30m/90º/1. No final do tempo, acrescente a manteiga pimenta e noz-moscada a gosto e triture durante cerca de 1m na velocidade 4/5. Reserve.
Coloque a cebola no copo (não necessita de o lavar) e triture durante 10s/6. De seguida acrescente os restantes ingredientes do bechamel, exceto o atum, e programe 8m/90º/4. Quando faltarem dois minutos para o final do tempo introduza o atum através da tampa.

Num pirex, coloque um pouco de puré no fundo, no meio coloque o bechamel de atum e cubra com o restante puré. Espalhe o ovo batido por cima do puré com a ajuda de um garfo e leve a forno aquecido a 200º até gratinar.
Acompanhe com uma salada de alface.



Preparação Tradicional:
Coloque as batatas aos cubos numa panela com água e sal e leve ao lume até estarem cozidas. Passe as batatas pelo passe-vite e acrescente o leite, a manteiga pimenta e noz-moscada a gosto, misture bem, se necessário leve novamente ao lume, mexendo sempre. Reserve.
Para fazer o molho, pique a cebola numa picadora, bem picadinha, e leve ao lume num tacho com a manteiga. Deixe derreter a manteiga  e junte-lhe a farinha, mexa bem. Sempre em lume brando vá acrescentando o leite morno, em fio, mexendo sempre com uma vara de arames. Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto e deixe cozer em lume brando durante cerca de 10m. Quando faltarem 2 minutos para o final do tempo acrescente o atum desfeito e continue a mexer.

Num pirex, coloque um pouco de puré no fundo, no meio coloque o bechamel de atum e cubra com o restante puré. Espalhe o ovo batido por cima do puré com a ajuda de um garfo e leve a forno aquecido a 200º até gratinar.
Acompanhe com uma salada de alface.

20 de fevereiro de 2013

Queques simples

Para o pequeno-almoço, lanche, ou para o Júlio levar para a escola, estes queques são uma maravilha. Faço-os, normalmente, quando tenho que ligar o forno para um assado ou empadão. Desta vez saiu mais uma fornada deles para aproveitar ter ligado o forno para o empadão de atum.



Ingredientes:
120gr de açúcar
raspa de um limão
60g de manteiga

2 ovos
110g de leite
250gr de farinha

1 c. chá de fermento em pó

Preparação bimby:
Ligue o forno a 200º e coloque lá dentro o tabuleiro onde depois vai colocar as formas dos queques, deste modo quando colocar os queques no forno eles ficam altos ao centro.
Coloque a casca de limão (só a parte amarela) e o açúcar na bimby e programe 10s/8, com a espátula baixe o açúcar das paredes do copo e repita a operação. Acrescente a manteiga e programe 3m/37º/3. Pese o leite, a farinha, à qual vai misturar o fermento, e reserve.
Com a bimby a trabalhar na velocidade 3 vá acrescentando, aos poucos, os ovos, o leite e a farinha com o fermento.

Coloque formas de papel dentro das formas de queques (em alternativa, unte as formas com manteiga e polvilhe com farinha) e  encha até 2/3 com a massa, coloque-as no tabuleiro quente. Leve 10 minutos ao forno e retire.



Preparação tradicional:
Ligue o forno a 200º e coloque lá dentro o tabuleiro onde depois vai colocar as formas dos queques, deste modo quando colocar os queques no forno eles ficam altos ao centro.
Bata bem  açúcar com a manteiga até fazer um creme. Acrescente a raspa do limão e misture.  Aos poucos vá acrescentando os ovos, o leite e a farinha com o fermento.  Bata bem.
Coloque formas de papel dentro das formas de queques (em alternativa, unte as formas com manteiga e polvilhe com farinha) e  encha até 2/3 com a massa, coloque-as no tabuleiro quente. Leve 10 minutos ao forno e retire.



18 de fevereiro de 2013

Lombo de porco com queijo e fiambre

Ao fazer as compras online, por engano, mandei vir lombo de porco com osso em vez de pá de porco, que acho menos seca. Para minimizar os estragos decidi "rechear" com queijo e fiambre e seguir a partir daí a receita que normalmente faço para carne assada. A verdade é que ficou muito bom. Nesse dia tinha cá os meus sobrinhos e todos adoraram! Para acompanhar, para além das batatas assadas, fiz um arroz branco.



Ingredientes (4 pessoas):
1 lombo de porco com cerca de 700g (neste caso tinha osso o que complicou mais a tarefa de o cortar para rechear)
8 fatias de queijo mozarela
4 fatias de fiambre da pá
6 dentes de alho
azeite q.b.
1 colher chá de pimentão doce (colorau)
sal  e pimenta q.b. 
1 folha de louro
alecrim q.b.
1 cebola
Batatas
700g de batatas para assar ou cortadas em cubos
1 copo de vinho branco
meio copo de água
arroz branco para acompanhar

Preparação:
Duas horas antes, comece por abrir lombo em três partes e tempere o interior com sal e pimenta moída na hora. Numa das partes coloque duas fatias de queijo, a fatia de fiambre dobrada por cima e mais 2 fatias de queijo, faça o mesmo com a outra parte. Deite um pouco de azeite no fundo de um pirex e espalhe a cebola em rodelas finas. Disponha por cima da cebola o lombo já recheado.
Com um esmagador de alhos, esmague os alhos para uma tacinha. Acrescente azeite, o pimentão doce, sal, louro e alecrim, misture bem e barre o lombo com esta mistura. Reserve no frigorífico durante 2 horas.

Na hora de levar ao forno, prepare as batatas e disponha-as à volta do lombo, cubra com o vinho e a água e salpique com alecrim. Leve a forno aquecido a 200º durante cerca de 50m.
Sirva com arroz branco







9 de fevereiro de 2013

Soufflé de limão


Como continuam a abundar os limões, e não gosto de estragar nada, segui a sugestão do Chef Henrique Sá Pessoa e fiz um divinal soufflé de limão. Até o Júlio adorou! A única alteração que fiz (sim, péssima mania de alterar receitas, nem os Chefs escapam) foi que em vez de natas frescas e leite gordo (que não tinha) coloquei apenas um pacote de 200 ml de natas.


Ingredientes (para 6 taças):
2 limões médios/grandes
4 claras
2 gemas
100g de açúcar
3 colheres chá de Maizena
1 colher sopa farinha
200ml natas (no original 90ml de natas frescas e 110ml de leite gordo)
açúcar em pó q.b.
manteiga e açúcar para polvilhar as formas



Preparação
Pré-aqueça o forno a 190º. Unte pequenas formas ou taças de soufflé com manteiga, polvilhe com açúcar e coloque no frigorífico. 
Separe 4 claras para bater em castelo. Reserve 2 gemas. 
Num tacho, coloque as natas e incorpore a farinha e a maizena a frio. Depois de bem incorporado, leve ao lume e mexa bem. Quando começar a engrossar retire do lume e reserve.
Numa taça, bata as duas gemas com o açúcar, vigorosamente até ficar uma gemada espessa (eu bati na bimby 1m/3).
Junte a raspa e o sumo de um limão e meio às natas. Junte agora a gemada à mistura de leite. Cozinhe lentamente em lume brando, mexendo sempre. Assim que engrossar, retire do lume e coloque numa taça para arrefecer. Bata as claras em castelo e incorpore metade na mistura. Incorpore a segunda metade, devagar. Coloque nas formas e leve ao forno, cerca de 10 a 15 minutos. 
Retire e polvilhe com açúcar em pó.




Lasanha de salmão com camarão e delícias


O salmão é um dos peixes preferidos do mais novo. Assim, cá em casa faz-se salmão de todas as maneiras: massada de salmão, arroz de salmão, salmão grelhado, salmão a vapor, salmão no forno...e agora, para variar, experimentei fazer lasanha de salmão. Não só foi aprovadíssima como fez grande sucesso. Enquanto a lasanha estava no forno ainda fiz uns soufflés de limão para sobremesa, em suma, uma refeição deliciosa.


Ingredientes (6 pessoas):
2 postas de salmão com 450g
1 cebola grande
2 dentes de alho
200g de cenoura
200g de tomate pelado
30g de azeite
250g de miolo de camarão
200g de delícias do mar
sal, pimenta q.b.
Cerca de 15 folhas de lasanha pré-cozinhada (depende da marca, eu uso Milaneza)
Queijo mozzarella ralado q.b.

Ingredientes para o bechamel:
350g da água de cozer o peixe
550g de leite
90g de farinha
30g de manteiga
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação bimby:
Numa panela, ou no microondas  coza o salmão em água com sal, depois de cozido limpe de peles e espinhas, lasque e reserve o peixe e a água da cozedura.
Coloque no copo da bimby a cebola e os dentes de alho e pique 5s/5. Acrescente a cenoura e o tomate com a polpa e triture 10s/5. Coloque o azeite e leve a refogar 7m/100º/1. Acrescente o peixe, as delicias cortadas em três ou quatro pedaços e o camarão. Leve a cozinhar 6m/100º/CI. Tempere a gosto com sal e pimenta.
Para o bechamel coloque no copo todos os ingredientes e programe 10m/90º/4. Ao temperar, não se esqueça que a água do peixe já tinha sal.
Num pirex coloque uma camada de preparado de peixe, bechamel e três folhas de lasanha, repita a operação colocando, por último, folhas de lasanha que serão cobertas pelo restante bechamel. Polvilhe com queijo ralado e leve a forno aquecido a 180º durante 30m.




Preparação tradicional:

Numa panela, ou no microondas, coza o salmão em água com sal, depois de cozido limpe de peles e espinhas, lasque e reserve o peixe e a água da cozedura.
Numa picadora, pique a cebola com os dentes de alho. Leve a refogar, num tacho, com o azeite. Entretanto pique a cenoura e o tomate e acrescente ao refogado. Deixe refogar mais um pouco. Acrescente o peixe, as delicias cortadas em três ou quatro pedaços e o camarão. Deixe cozinhar mais 5 minutos.
Para fazer o bechamel, derreta a manteiga num tacho e junte-lhe a farinha, mexa bem. Sempre em lume brando vá acrescentando a água da cozedura do peixe e o leite morno, em fio, mexendo sempre com uma vara de arames para evitar a formação de grumos. Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto. Ao temperar, não se esqueça que a água do peixe já tinha sal. 
Num pirex coloque uma camada de preparado de peixe, bechamel e três folhas de lasanha, repita a operação colocando, por último, folhas de lasanha que serão cobertas pelo restante bechamel. Polvilhe com queijo ralado e leve a forno aquecido a 180º durante 30m.




8 de fevereiro de 2013

Tagliatelle com cogumelos e fiambre


Esta massa é adorada por todos cá em casa. Super fácil e rápida de fazer está sempre na manga. Normalmente, nas compras do mês, peço sempre uma ou duas fatias grossas de fiambre, com cerca de 200g, que, se não usar, congelo e assim está sempre pronto a ser utilizado.


Ingredientes (4 pessoas):
300g de tagliatelle
sal q.b.
2/3 dentes de alho
azeite q.b.
300g de cogumelos frescos
50g de bacon aos cubos
200g de fiambre aos cubos
400ml de natas light
pimenta preta e orégãos q.b.

Preparação:
Coloque uma panela com água e sal ao lume, quando a água estiver a ferver coloque a massa e deixar cozer al dente.
Num tacho coloque os alhos picados e um pouco de azeite e leve ao lume, sem deixar queimar, acrescente os cogumelos, cortados em quartos, se forem pequenos, ou laminados, se forem grandes. Salteie os cogumelos e acrescente o bacon, deixe saltear mais um pouco a acrescente o fiambre. Ao fim de um ou dois minutos acrescente as natas, a pimenta, os orégãos e sal fino, se necessário. Deixar apurar um pouco e envolva a massa escorrida. Desligue o lume e sirva.



6 de fevereiro de 2013

Pescada gratinada com bechamel

Mais uma forma de comer peixe e legumes de uma maneira muito agradável. Nós gostámos muito, aliás, faço muitas receitas do género desta mudando o ingrediente principal: frango, bacalhau, atum... Esta receita foi tirada do blog O Feitiço da Cozinha, mas vou deixar aqui as minhas quantidades e tempos, já que fiz ligeiramente diferente.  




Ingredientes (6 pessoas):
sal, pimenta e sumo de limão q.b.
180g de pão (fiz com pão da Avó, do dia, pode-se fazer com qualquer um, até mesmo com broa)
3 dentes de alho
2 colheres sopa bem cheias de coentros picados (tenho sempre coentros congelados, se não gostar, substitua por salsa)
1 casquinha pequena de limão (apenas a parte amarela)
200g de cenouras
1 alho francês
1 cebola
50g de azeite
600g de pescada em filetes ou medalhões
300g de batata palha

Ingredientes para o bechamel:
800g de leite
70g de farinha
20g de manteiga
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação bimby:
Comece por temperar o peixe com sal, pimenta moída na altura e sumo de limão. Reserve.
Coloque no copo da bimby o pão, 2 dentes de alho, 1 colher de sopa de coentros e a casquinha de limão e triture 10s/5 e de seguida 5s/7. Reserve.
Pique a cenoura, o alho francês, 1 dente de alho e a cebola 8s/5. Acrescente o azeite e os restantes coentros e leve a refogar 8m/Var/1. 
Acrescente o peixe e deixe cozinhar 10m/100º/CI. Se necessário, a meio da cozedura, desfaça o peixe em pedaços com a ajuda da espátula. Retire o preparado para um pirex e acrescente a batata palha e envolva.
Sem lavar o copo, acrescente o leite, a farinha, a manteiga e os temperos e programe 9m/90º/4. Quando terminar envolva o bechamel no preparado de peixe e batata palha. Cubra com o pão ralado e leve ao forno, aquecido a 200º, durante cerca de 10m, ou até gratinar.






Preparação tradicional:
Comece por temperar o peixe com sal, pimenta moída na altura e sumo de limão. Reserve.
Numa picadora, triture o pão juntamente com 2 dentes de alho, 1 colher de sopa de coentros e a casquinha de limão. Reserve.
Na mesma picadora, pique a cenoura, o alho francês, 1 dente de alho, a cebola e leve a refogar num tacho com o azeite e os restantes coentros.
Quando os legumes estiverem macios acrescente o peixe. Desfaça-o em lascas, se necessário, com a ajuda de uma espátula ou colher de pau. Quando o peixe estiver cozinhado retire para um pirex e acrescente a batata palha e envolva.
Para fazer o molho, derreta a manteiga num tacho e junte-lhe a farinha, mexa bem. Sempre em lume brando vá acrescentando o leite morno, em fio, mexendo sempre com uma vara de arames para evitar a formação de grumos. Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto e deixe cozer em lume brando durante cerca de 10m. Envolva o bechamel no preparado de peixe e batata palha. Cubra com o pão ralado e leve ao forno, aquecido a 200º, durante cerca de 10m, ou até gratinar.






2 de fevereiro de 2013

Tarte de limão e merengue

E quando os limões abundam lá em casa porque não fazer uma tarte de limão que fica tão boa? A receita é do livro base da bimby, exceto a base da tarte, que em vez de massa quebrada, faço com base de bolacha.



Ingredientes para a base:
250g de bolacha Maria
100g de manteiga

Ingredientes para o creme:
4 gemas de ovo
200g de água
50g de amido de milho
130g de açúcar
40g de sumo de limão
40g de manteiga

Ingredientes para o merengue:
50g de açúcar
4 claras de ovo
umas gotas de limão
1 pitada de sal

Preparação Bimby
Base: Coloque no copo a bolacha e pulverize 15s/6. Junte a manteiga, à temperatura ambiente, e misture mais 15s/6. Com este preparado forre uma tarteira e reserve.
Creme: Deite no copo todos os ingredientes do creme e programe 5m/90º/4. Deite imediatamente o creme sobre a base reservada.
Merengue: Pese o açúcar do merengue e reserve. Com o copo limpo, coloque a borboleta, as claras, o limão, o sal e bata 6m/3 e nos 30s finais adicione o açúcar através do bocal da tampa. Cubra com este merengue o creme da tarte. Polvilhe com açúcar e leve ao forno, aquecido a 180º, para dourar.

Preparação tradicional:
Base: Pique a bolacha numa picadora até ficar em pó. Retire para uma taça. Misture bem a manteiga com a bolacha, se a manteiga estiver muito dura leve uns segundos ao micro-ondas. Com este preparado forre uma tarteira e reserve.
Creme: Num tacho, misture bem os ingredientes do creme e leve a lume brando, sem parar de mexer, até engrossar ligeiramente. Deite imediatamente o creme sobre a base reservada.
Merengue: Pese o açúcar do merengue e reserve. Bata as claras em castelo firme juntamente com o limão e o sal. Quando começarem a ficar em castelo, acrescente o açúcar. Cubra com este merengue o creme da tarte. Polvilhe com açúcar e leve ao forno, aquecido a 180º, para dourar.