Para um lanche com amigos e não só, este brioche, feito com a massa da trança do livro base da bimby, é uma solução perfeita. As combinações são imensas, simples, só com açúcar, com açúcar e canela, só com creme, com creme e frutos secos, com creme e fruta cristalizada, enfim...o que se gostar mais ou o que se tiver por casa. Eu adoro a massa da trança utilizo-a imenso para tranças doces, tranças doces e salgadas recheadas e para pãezinhos de todo o tipo, com pepitas de chocolate, simples, com cobertura de açúcar...Tenho a certeza que o Júlio, um dia mais tarde, quando receber os amigos ou família, vai gostar de ter esta receita por perto e variá-la conforme o gosto e a vontade dele.
Este brioche foi feito com bage cremin, um preparado para creme de pasteleiro que se compra na Casa Januário, no Porto. Confesso que depois de tanto ter ouvido falar deste creme, fiquei um pouco desiludida quando o experimentei, mas a verdade é que é extremamente prático e rápido.
Ingredientes:
125g de leite
50g de manteiga
25g de açúcar
1/2 saqueta de fermento seco
1 ovo
350g de farinha
1/2 colher de chá de sal
1 ovo batido para pincelar
açúcar em pó para polvilhar
50g de bage cremin
50g de açúcar
120 ml de água
futos secos e passas a gosto (eu usei pinhões, nozes e sultanas douradas)
Preparação bimby:
Coloque no copo o leite, a manteiga, o açúcar e programe 2m/37º/2. Junte o fermento, o ovo e programe 10s/6. De seguida adicione a farinha, o sal e programe 3m/espiga. Retire do copo da bimby, faça uma bola e deixe levedar 20 minutos em local morno. Entretanto misture o bage cremin com o açúcar e acrescente a água misturando com a ajuda de uma vara de arames (em alternativa faça um creme de pasteleiro a gosto, que convém que fique grossinho). Estenda a massa com a ajuda de um rolo até formar um retângulo, recheie com o creme, os frutos secos e as passas e enrole como se fosse uma torta. Corte fatias e coloque-as numa forma viradas para cima. Pincele com o ovo batido e polvilhe com açúcar em pó. Leve ao forno pré-aquecido a 50º até que dobre de volume, em seguida aumente a temperatura para 180º cerca de 20 minutos.
Preparação tradicional:
Coloque numa taça o leite, a manteiga derretida e o açúcar e misture bem. Junte o fermento, ovo e mexa. De seguida adicione a farinha e o sal e amasse até dar para formar uma bola e deixe levedar 20 minutos em local morno. Entretanto misture o bage cremin com o açúcar e acrescente a água misturando com a ajuda de uma vara de arames (em alternativa faça um creme de pasteleiro a gosto, que convém que fique grossinho). Estenda a massa com a ajuda de um rolo até formar um retângulo, recheie com o creme, os frutos secos e as passas e enrole como se fosse uma torta. Corte fatias e coloque-as numa forma viradas para cima. Pincele com o ovo batido e polvilhe com açúcar em pó. Leve ao forno pré-aquecido a 50º até que dobre de volume, em seguida aumente a temperatura para 180º cerca de 20 minutos.